algumas questões importantes em relação a mulher
É pecado um homem ficar sozinho com uma mulher se não é seu mahram1.
Disse o Profeta
(sallallahu alaihi ua sallam): “Nenhum homem pode ficar solitariamente com
uma mulher, exceto com um
mahram” (muttafaqun alaih).
1 O mahram da mulher é o homem com quem é proibido ela contrair matrimônio para sempre, e estes
são: O pai, o avô e assim sucessivamente, o filho, o neto e assim sucessivamente, o irmão, o sobrinho, o
tio paterno e o tio materno, o sogro e seus sucessivos, o enteado e seus sucessivos. O pai, o filho e o
irmão de leite. O genro e o padrasto.
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É permitido a mulher rezar na mesquita, porém, se recear a tentação (como
por exemplo: se expor aos homens e ser observada por eles) torna-se detestável.
Áíshah (radhiallahuanha) disse: “Se o Mensageiro de Allah (sallallahualaihi ua sallam)soubesse o que as
mulheres inovaram (nesta época depois da morte dele) ele iria proibí-las ir às
mesquitas assim como foram proibidas as mulheres dos filhos de Israel”
(muttafaqun alaih).
E a oração da mulher em casa tem sua recompensa
multiplicada assim como a oração do homem na mesquita é multiplicada. Uma
mulher veio ao Profeta
(sallallahu alaihi ua sallam) e disse: “Ó Mensageiro de Allah, eu gosto de rezar contigo”. O
Profeta(sallallahualaihi ua sallam) respondeu: “Eu sei que gostas de rezar
comigo. E tua oração em tua casa é melhor que a tua oração em teu quarto, e
tua oração em teu quarto é melhor que a tua oração em teu quintal, e tua
oração em teu quintal é melhor para ti que a tua oração na mesquita de teu
povo, e tua oração na mesquita de teu povo é melhor para ti que a oração em
minha mesquita”
(muttafaqun alaih). E disse o Profeta (sallallahualaihi ua sallam): “As melhores mesquitas das mulheres são suas casas”
(Ahmad).
Não é obrigação da mulher realizar o hajj nem a úmrah se não tiver mahram
que a acompanhe, e ela não pode viajar sem mahram porque o Profeta (sallallahualaihi uasallam)
disse:
“A mulher não pode viajar acima de três noites exceto com mahram”
(muttafaqun alaih)
Está proibida a visita dos túmulos e o seguir dos féretros (janazah) para as
mulheres porque o Profeta (sallallahualaihi ua sallam) disse: “Allah amaldiçoa as mulheres que
freqüentemente visitam os túmulos”,
Ummu Átyiah disse: “Fomos proibidas
de seguir os funerais, e não nos foi firmado”
(Musslim).
É permitido a mulher tingir o cabelo com qualquer cor, e é detestável tingir
de preto, com a condição de não iludir quem a pede em casamento.
É obrigatório dar para a mulher a parte que lhe foi estabelecida como
herança, é um pecado ela ser proibida deste seu direito. É narrado que o
Profeta (sallallahualaihi ua sallam
) disse: “Quem bloquear a herança de seu herdeiro Allah
bloqueará a sua herança no Paraíso no Dia da Ressurreição”
(Ibn Majah).
É obrigação do marido assegurar o mantimento para a sua esposa (annafaqah), que é
tudo aquilo que é necessário para ela entre alimentação, domicílio e veste com conveniência.
Disse Allah (subhanahuua ta´ala ): *Que aquele, que tem prosperidade , despenda conforme sua prosperidade. E aquele, cujo sustento é restrito, que ele despenda do que Allah lhe concede
* (65:7). Se ela não tem marido é obrigação do pai, irmão ou filho sustentá-la. Se ela não tiver nenhum parente, todas as pessoas são incentivadas a mantê-la, porque o Profeta
(sallallahualaihi ua sallam) disse: “Quem busca manter a viúva e o
pobre é considerado como o que luta pela causa de Allah, como quem reza de noite e jejua de dia”
(muttafaqun alaih).
A mulher tem mais direito em ter a guarda de seu filho pequeno enquanto
não casar novamente. E o ex-marido deve pagar a ela annafaqah (mantimento, pensão) enquanto a criança estiver sob a sua guarda.
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Não é aconselhável que a mulher inicie o cumprimento, principalmente se for jovem ou receiar
al fitnah (tentação).
É aconselhável raspar os pelos pubianos, arrancar os pelos das axilas e cortar
as unhas semanalmente. E é detestável deixá-los mais de quarenta dias.
É pecado annams – arrancar os pelos do rosto, inclusive as sombrancelhas –
porque o Profeta (sallallahualaihi ua sallam) disse: “Allah amaldiçoou annamissah (a mulher
que faz isso) e al mutanammissah (a mulher que ajuda a outra nisso)” (Abu Daud).
Al ihdad (Luto pelos mortos): Não é permitido que uma mulher fique de
luto por um morto mais de três dias, exceto por seu marido, pois é obrigatório
que faça por quatro meses e dez dias. Neste período a mulher não pode usar
enfeite, perfume, jóias inclusive anel, roupas de cores que são consideradas
enfeites, maquiagem, tintura, cremes perfumados. É permitido a ela cortar as
unhas, depilação e banhar-se, e não é obrigatório o uso de uma cor específica,
como o negro. Durante o período de íddah, a viúva deve permanecer na casa
onde o seu marido morreu, e não deve mudar-se de sua residência exceto em
caso de necessidade. Também não pode sair de casa, exceto quando for
necessário de dia.
É proibido a mulher raspar o cabelo, exceto por extrema necessidade. E é
permitido cortá-lo com uma condição: não imitar e se assemelhar aos homens
nem às incrédulas. Disse o Profeta (sallallahu alaihi ua sallam): “Allah amaldiçoou as
imitadoras dos homens dentre as mulheres”
(Attirmizhi). E disse também: “Quem imitar a um
grupo será considerado deles”
(Abu Daud).
Ao sair de casa, a mulher deve cobrir-se com roupas que atendam às seguintes
condições:
1) abranger todo o corpo; 2) que não seja um enfeite em si mesmo;
3) que seja grossa e não seja transparente;
4) que seja larga e não seja apertada;
5) que não seja perfumada; 6) que não se assemelhe às roupas do homem;
7)que não se assemelhe às roupas específicas de mulheres incrédulas;
8) que não seja uma roupa de notoriedade (que seja equilibrada, não indique ostentação nem
humilhação frente à sociedade). E é proibido vestir algo que tenha imagem de
humanos ou animais, pendurá-lo, tampar parede com ele ou vendê-lo.
A áurah (pudor) da mulher na frente de outrem divide-se em três partes: 1) o marido:
pode observar todo o seu corpo;
2) as mulheres e al maharim (os homens que são parentes íntimos):
podem ver o que geralmente aparece, o rosto, os cabelos, o pescoço, os braços, os pés, etc.
3) o restante dos homens: não podem ver nenhuma parte do corpo da mulher, exceto quando necessário, como por
exemplo:
khitbah (pedir a mão da mulher em casamento e conhecê-la),
tratamento médico. Sobre o fato de a mulher cobrir até mesmo o rosto,
Fatimah bint Al Munzhir (radhiallahuanha) disse: “Cobríamos o rosto na presença dos
homens”
(Al Hakim). E Áíshah (radhiallahuanha) disse: “As caravanas passavam à nossa
frente quando estávamos com o Mensageiro de Allah (sallallahu alaihi ua sallam) muhrimat
(realizando al hajj ), então quando se aproximavam de nós descíamos os mantos
sobre a face, e quando passavam descobríamos”
(Abu Daud).
124 Al íddah (período de espera): Os períodos de espera determinados são para:
1) a mulher grávida: sua íddah por divórcio e por viuvez se estende até dar a luz,
2) a mulher viúva: sua íddah é de quatro meses e dez dias, 3) a mulher que foi divorciada e passa
por período menstrual: sua íddah é o complemento de três períodos menstruais, de maneira a terminar a sua íddah com a purificação do terceiro período menstrual,
4) a mulher que não tem menstruação: sua íddah
é de três meses. Durante o período de espera no divórcio revogável (talaq rajií ) é obrigatório que
a mulher permaneça com o seu marido e ele pode ver dela o que desejar e estar a sós com
ela até a expiração do período, quiçá Allah reconcilie entre eles. A revogação do divórcio e o
retorno à vida matrimonial ocorrem com a expressão do marido: “te retorno”, ou com a relação
sexual. (estas regras estabelecidas por Deus têm o propósito de zelar pelo matrimônio,
antes do divórcio deve haver reconciliação, há o divórcio revogável, a mulher
permanece em sua residência junto ao seu marido durante o período de al íddah
, etc., tudo isso para haver a recordação da importância da preservação
deste enlace. E assim, quando o divórcio ocorre três vezes não é mais revogável).
A mulher não pode casar a si mesma. Disse o Profeta (sallallahu alaihi ua sallam):“Toda
mulher que se casa sem o consentimento de seu tutor (uali), o seu casamento será nulo”
(Abu Daud).
Aplique de cabelo sobre o cabelo da mulher e tatuagem são considerados
grandes pecados, porque o Profeta (sallallahu alaihi ua sallam) disse: “Allah amaldiçoou quem
faz o aplique para si e quem faz para outra, e quem tatua a si e quem tatua a outro”
(muttafaqun alaih).
É proibido a mulher pedir o divórcio de seu marido sem nenhuma razão.
Disse o Profeta (sallallahu alaihi ua sallam): “Toda mulher que pedir de seu marido o divórcio
sem justa causa, lhe será proibido o cheiro do Paraíso”
(Abu Daud).
A mulher deve obedecer ao seu marido com conveniência, e não deve
abandoná-lo em seu leito, disse o Profeta (sallallahu alaihi ua sallam ): “Se um homem chama
sua esposa para o seu leito e ela se nega, os anjos a amaldiçoam até amanhecer”
(muttafaqun alaih)
É proibido a mulher se perfumar caso ela saiba que em seu caminho haverá
homens que irão sentir o cheiro de seu perfumer, pois o Profeta (sallallahu alaihi ua sallam))
disse:
“Quando a mulher se perfuma e passa por um grupo para que sintam o ,
seu cheiro, ela é tal e tal (quis dizer adúltera)”
(Abu Daud).
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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)
Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51) E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)
" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".
Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)