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CRER EM DEUS
CRER EM DEUS

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A crença em Deus subdivide-se em três partes:

1.1-Unicidade do Criador - é a crença convicta do muçulmano de que Deus é o único Criador, o único Sustentador, o único Organizador de todo o universo, Quem dá a vida e a morte, o Soberano e Regente.

"Deus é o Criador de tudo e é de tudo o Guardião." (Alcorão 6:62)
"Vosso Senhor é Deus que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo em seguida o Trono. Ele ensombrece o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas estão submetidos a Seu comando. Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder? Bendito seja Deus, Senhor do Universo." (Alcorão 7:54)
"Dize: Tomareis por protetor outro que não seja Deus, Criador dos céus e da terra, sendo que é Ele Quem vos sustenta, sem ter necessidade de ser sustentado? ..."(Alcorão 6:14)

Contudo, somente a crença na unicidade do Criador não é suficiente para fazer de alguém um muçulmano, porque no tempo do profeta Muhammad (S.A.W.S) os incrédulos confessavam este tipo de monoteísmo, mas, nem por isso, ele os introduziu no Islam, mas os combateu e os classificou como politeístas. Disse Deus a respeito deles:

" Dize-lhes: Quem vos agracia com os bens dos céus e da terra? Quem vos proporciona a audição e a visão? Quem faz surgir o vivo do morto e o morto do vivo? E quem rege todos os assuntos? Dirão: Deus! Dize-lhes, então : Por que não O temeis?"(Alcorão 10 :31)
"E se lhes perguntas quem os criou, certamente dirão: Deus! Como, então, se desencaminham?" (Alcorão 43:87)
"Pergunta-lhes: A quem pertence a terra e tudo quanto nela existe? Dizei-o, se o sabeis! Responderão: A Deus! Dize-lhes: Não meditais, pois?" (Alcorão 23:84-85)

Podemos destacar quatro evidências em relação a esta unicidade.

A criação: E o que se quer dizer com a criação é a criação a partir do nada. Como, por exemplo, a criação do ser humano ou a criação do universo.

"Porventura, não foram eles criados do nada, ou são eles os criadores? Ou criaram, acaso, os céus e a terra? Qual! Não se persuadirão!"(Alcorão 52:35-36)
"Deus é Quem vos cria, e depois vos agracia, então vos fará morrer, logo vos ressuscitará. Haverá alguém, dentre os vossos parceiros, que possa fazer algo similar a isso? Qual! Glorificado e exaltado seja Ele de tudo quanto Lhe associam!" (Alcorão 30:40)
"Aí está a criação de Deus! Mostrai-me, então, o que criaram outros, em lugar Dele. Porém, os iníquos estão em evidente erro."(Alcorão 31:11)

No que tange à criação do universo, podemos formular algumas hipóteses e analisá-las de uma forma lógica e racional.

A)- Que o universo tenha sido criado por acaso.

Esta hipótese é logo rejeitada se, por exemplo, analisarmos a lei da probabilidade. Para demonstrar isso, podemos utilizar esta experiência: peguemos dez pedaços de papel e os numeremos de 1 a 10, depois os misturemos e os coloquemos num saco e depois procuremos tirá-los em ordem crescente. E, após cada tentativa, devemos devolver os pedaços de papel ao saco a fim de continuarmos a experiência. Dessa forma:


A probabilidade de se retirar o número 1 é de 1 para 10.
A probabilidade de se retirar os números 1 e 2 são de 1 para 100.
A probabilidade de se retirar os números 1, 2 e 3 são de 1 p/ 1000
A probabilidade de se retirar os números 1, 2, 3 e 4 são de 1 p/ 10000,

E assim seguindo, até chegar a retirar, em ordem crescente, de 1 a 10, e a probabilidade neste caso é de 1 para 10 milhões. E, caso repetíssemos este processo várias vezes, os números aumentariam mais e mais até que não pudéssemos imaginar. Logo, com esse exemplo, podemos ver com clareza que o que ocorre na casualidade é muito difícil de se repetir e impossível de continuar ocorrendo. Tudo que vemos na natureza se renova continuamente e se repete regularmente, logo, torna-se impossível que isto ocorra por mera casualidade.

E esta hipótese também pode ser anulada se observarmos que cada coisa criada tem uma função. Por exemplo, se analisarmos o corpo humano veremos que cada membro dele possui uma função. Os olhos, os de observar e captar as imagens para serem traduzidas no nosso cérebro, os ouvidos, o de captarem os sons e serem traduzidos no nosso cérebro e assim, sucessivamente, e todos eles com magnífica precisão, e observaremos que cada membro do corpo humano tem relação com o todo. Por exemplo, o coração bombeia o sangue para o corpo todo. A pessoa que ignora a função da sua existência é pior que uma folha de papel, pois a mesma tem uma função que é de se escrever nela. Seguindo este raciocínio, não podemos aceitar ser fruto do acaso, de estarmos aqui por um mero acidente, sem nenhum objetivo. Pois, se o homem vier a existir por um acidente ou pelo simples acaso, toda a sua existência será baseada no acaso e toda a sua existência deixará de ter sentido. Mas, nenhum ser humano sensato pode conceber que sua vida não tenha sentido, cada ser humano, então, tenta dar à sua vida o máximo de sentido possível e se propõe a seguir um determinado modelo de comportamento. Indivíduos, grupos e nações planejam, na verdade, o curso das suas ações e, cada plano traçado com cuidado, leva aos efeitos esperados.

No entanto, o homem só representa uma pequena porção do grande universo. E, se ele pode fazer planos e apreciar os méritos do planejamento, então a sua própria existência e a sobrevivência do universo têm que se basear também numa política planejada. Isto quer dizer que existe uma vontade que comanda a nossa existência material, e que há uma mente única no mundo para criar as coisas e mantê-las num movimento ordenado. As maravilhas do nosso mundo e os segredos da vida são grandes demais para ser o fruto de um mero acidente ou de um simples acaso. No mundo, portanto, deve existir uma grande força em ação para manter tudo em ordem, e os verdadeiros crentes e as pessoas profundamente esclarecidas reconhecem esta grande força em Deus.

E, para finalizar, e não deixar qualquer tipo de dúvida, citarei abaixo vários sinais existentes em nosso universo que provam não ser o universo fruto do acaso e sim de uma ordem precisa.

Caso a camada da crosta terrestre fosse mais espessa do que é, o gás carbônico absorveria o oxigênio, impossibilitando a vida na terra.

Caso a camada de ar que envolve a terra tivesse uma altura menor, alguns meteoros que se queimam em milhões cada dia fora dela, estariam colidindo na terra, queimando-a e causando incêndio em tudo que é inflamável.

Caso o sol tivesse a metade da sua temperatura, morreríamos congelados, e caso tivesse mais da metade da sua temperatura, teríamos nos tornado cinzas há muito tempo.

Caso a nossa lua estivesse a uma longitude de 20.000 milhas ao invés da sua longitude atual, a maré alta teria força suficiente para encobrir toda a terra duas vezes por dia , de tal forma que moveria as montanhas.

Caso a nossa noite fosse mais longa dez vezes do que é hoje, o sol no verão queimaria toda a nossa plantação durante o dia e durante a noite as plantas ficariam congeladas.

Caso tivéssemos 50% ou mais de oxigênio no ar, em vez dos 21%, todas as matérias inflamáveis pegariam fogo na primeira faísca.

Caso as águas dos oceanos fossem doces elas ficariam fedorentas e ficaria impossível a vida na terra, porque é o sal que impede a deterioração dos seus elementos , e se o cloro não se compusesse com o sódio não teríamos, portanto, o sal e, logo, não teríamos vida na terra.

Caso não houvesse a lei da gravidade, como os átomos se uniriam?

Caso a órbita da terra fosse linha reta, a noite ficaria fixa. Tanto como o dia também.

Caso o planeta terra fosse igual ao planeta mercúrio, girando apenas uma face em torno do sol, ninguém viveria por causa da permanência do dia e da noite.

Como diz Deus, o Altíssimo:

"Que criou sete céus em harmonia ; Tu (ó Muhammad) não acharás imperfeição alguma na criação do Clemente! Volta, pois, a olhar! Vês, acaso, alguma fenda?" (Alcorão 67:3)

B)- Foi a natureza que o criou?

Primeiramente, devemos definir o que é a natureza. Natureza pode ser definida como sendo todos os seres que constituem o universo. Esta hipótese também é logo rejeitada ao respondermos a seguinte pergunta. A natureza é racional ou irracional? Obviamente a resposta será irracional. Logo, como a natureza, que é irracional, pode ter criado o ser humano que é racional?

A reflexão na criação nos indica algumas características do Criador. Tudo que existe na criação nos indica o poder ou a característica do Criador.

É impossível haver algo na criação se o Criador não tem o poder ou a capacidade de fazê-lo. Assim sendo, vemos que a natureza não possui razão, como não possui conhecimento, como não possui querer, enquanto o ser humano as possui. Quem cria uma coisa tem que ser diferente dela e maior que a coisa criada.

C)- O universo se criou por si só?

Esta hipótese também é facilmente descartada se analisarmos esta regra. "O nada não cria coisa alguma". Ou seja, o que não existe não consegue criar nada, pelo simples fato de ele próprio não existir. Uma pessoa racional não segue esta hipótese porque as criaturas não possuem o poder de fazê-lo, só depois de existirem. Portanto, como seriam capazes de criar se elas próprias não existiam?

Podemos ilustrar isto com um exemplo dado por Abu Hanifa, quando foi convocado pelos ateus para um debate sobre a criação do universo. Marcada a hora e o local, muita gente se juntou para assistir ao debate. O ateu apareceu na hora marcada, porém o Iman Abu Hanifa atrasou-se. O ateu, furioso com a demora do Iman, quis saber qual tinha sido o motivo do atraso. O Iman justificou-se dizendo: "Eu vivo na outra margem do rio. Estava lá à espera do transporte, a fim de chegar aqui, contudo não apareceu nenhum . Entretanto, para o meu espanto, vi árvores da margem do rio a cortarem-se sozinhas e seus troncos a se juntarem sozinhos e se amarrarem, transformando-se num barco. Em tão pouco tempo o barco estava pronto e sozinho começou a movimentar-se na minha direção, tendo parado à minha frente. De imediato, embarquei nele, e sem ninguém o pilotar, começou a andar, até que cheguei a este lado do rio e só assim foi possível para mim chegar aqui.

O ateu furioso disse: "vens atrasado e ainda contas estórias que nem uma criança aceita. Como é que os troncos sozinhos transformaram-se num barco? Isso é uma loucura ! É impossível." O Imam retrucou : "Ora, se isso é impossível, como é que este universo tão grande, com toda a sua perfeição, sozinho sem que ninguém o causasse, tornou-se um universo? Aqui termina o nosso debate."

Tijolos , cimento e água não podem se juntar sozinhos, transformando-se numa casa e nenhuma outra coisa no mundo pode transformar-se naquilo que ela é, sozinha. Tem de haver alguém para fazê-la. Como é que este mundo e nós todos aparecemos sozinhos? Isto não tem lógica.

É ainda mais inconcebível que seja criador de si próprio. Se a pessoa fosse criadora de si própria teria opção na escolha do seu sexo, cor, estatura, etc. Mas, é sabido que isto não está no seu poder e mesmo agora, depois de criado, não tem poder criativo sobre si próprio como, por exemplo: a função do seu sistema digestivo, coração, etc. Os órgãos todos não estão sob o seu poder, não pode evitar a fraqueza da velhice e a morte, como tantas outras coisas. Deus colocou esta prova lógica e sua evidência neste versículo do Alcorão Sagrado: (52:35)- "Porventura, não foram eles criados do nada, ou são eles os criadores?" Portanto, a única conclusão é que deve haver um Criador, que é Deus, que cria e controla tudo.

D)- O universo é uma coisa infinita?

Ao analisarmos uma lei da física, a termodinâmica, veremos que esta hipótese também é facilmente descartada. Esta lei diz o seguinte: Quando se coloca uma panela quente, por exemplo, em cima do mármore frio, por condução o calor se transfere de um corpo para outro, fazendo com que os dois corpos alcancem um equilíbrio de temperatura. Desta forma, ocorre uma troca de energia. Logo, por exemplo, se o sol, que é extremamente quente, perdesse energia para os planetas, acabaria a vida na terra (é lógico que isso se daria numa medida de milênios, onde o sol perderia seu calor e tudo na terra morreria, devido ao fato de a temperatura do nosso planeta se igualar à dele, devido à transferência de energia). Portanto, deduz-se que o universo não é infinito e que existe alguém por detrás disto que continua fornecendo energia para o sol. No sol ocorrem explosões de suas partículas que se compõe de um núcleo e suas partes, daí se dá a perda de energia. Logo, quem continua alimentando o sol é Deus. Pois, caso contrário, este acabaria.

E)- O universo possui um Criador.

A primeira evidência da existência de Deus é o instinto inato com o qual nasce todo ser humano "Fitra". "Volta o teu rosto para a religião monoteísta. é a obra de Deus, sob cuja qualidade inata Deus criou a humanidade. A criação de Deus é imutável. Esta é a verdadeira religião; porém, a maioria dos humanos o ignora." (Alcorão 30:30)

Quando um barco afunda, desencadeia um incêndio, se aproxima o perigo ou se agrava a enfermidade, vemos os ateus retornando a religião. Por quê? Porque a fé é um instinto. Todas as pessoas, tanto os crentes como os incrédulos, os que cresceram nos templos e os educados nos antros da perdição, se lhes acontece alguma desgraça, ante a qual se encontram indefesos, e sem algo com que possam solucioná-los, não encontrarão refúgio em nada nem em ninguém, a não ser na força que está além de todas essas criações, que é Deus, o Altíssimo. Como nos mostra o Alcorão Sagrado: "Ele é Quem vos encaminha na terra e no mar. Quando se acham em naves e estas singram o oceano ao sabor de um vento favorável, regozijam-se . Mas, quando os açoita uma tormenta e as ondas os assaltam por todos os lados, e crêem naufragar, então imploram sinceramente a Deus : Se nos salvares deste perigo, contar-nos-emos entre os agradecidos." (Alcorão 10:22)

Agora, também podemos chegar a esta conclusão. Se examinarmos o nosso meio ambiente, veremos que cada família tem o seu chefe, cada cidade tem o seu governador e cada nação tem um chefe de Estado. Igualmente, sabemos sem dúvida nenhuma, que cada grande obra de arte é criação de algum grande artista e que cada produto é criado por certo produtor, tudo isto é evidente e compreendemos que nenhuma família pode funcionar normalmente sem um chefe responsável, que nenhuma cidade pode levar uma existência próspera sem uma sólida administração, e que nenhum Estado pode sobreviver sem chefe, seja qual for a sua natureza. Também compreendemos que nada surge por si próprio. Igualmente, observamos que o universo existe e funciona de maneira mais ordenada e que tem sobrevivido durante centenas de milhões de anos. Logo, no mundo, deve existir uma grande força em ação para manter tudo em ordem. Nas maravilhas da natureza deve existir um grande Artista que cria as mais encantadoras obras de arte e produz tudo para certa finalidade na vida. Esta força é a mais forte de todas as forças e este Artista é o maior de todos os artistas. Os verdadeiros crentes e as pessoas profundamente esclarecidas reconhecem este Artista em Deus, aquele que criou e mantém o mundo. O sagrado Alcorão diz:

"Deus foi quem fez a noite para que repousásseis, e o dia para (vos) ajudar a ver. Certamente Deus é Agraciante para com os humanos. Porém, a maioria deles não Lhe agradece. Tal é Deus, vosso Senhor, Criador de tudo. Não há mais Divindade além d'Ele. Como, pois, vos desviais? Assim se desviam aqueles que negam os versículos de Deus. Deus foi quem vos fez a terra como berço, o céu como teto, modelou e aperfeiçoou vossas configurações, e vos agraciou com todo o bem. Tal é Deus, vosso Senhor. Bendito seja Deus Senhor do Universo. Ele é o Vivente Não há mais divindade além de Ele invocai-o, pois, sinceramente Louvado seja Deus, Senhor do Universo." (Alcorão 40:61-65).

1.1: A Perfeição: O que se quer dizer com a perfeição é que Deus, o Altíssimo, aperfeiçoou a sua criação e a completou de modo a estar apta a exercer o trabalho para o qual foi destinada, com proporcionalidade das partes, de modo a não conter discrepâncias que torne falho o desempenho do seu papel. E, se a criação é a prova demonstrativa de Deus, a perfeição é ainda mais demonstrativa Dele, e a perfeição é mais específica que a criação, uma vez que é impossível que algo seja criado sem ser perfeito. Em relação a isto podemos ver o que nos diz Deus no Alcorão:

"Que aperfeiçoou tudo o que criou." (Alcorão 32:7)
"Que criou sete céus sobrepostos; tu não acharás imperfeição alguma na criação do Clemente! Volta, pois, a olhar! Vês, acaso, alguma fenda?" (Alcorão 67:3)

 

Em geral, esta perfeição é evidente em todas as criaturas, e em especial nas criaturas vivas, e mais especialmente no ser humano.

A)- A terra, por exemplo, foi aperfeiçoada por Deus, a ponto de propiciar a instalação e preservação da espécie humana nela. Para tal, Deus a estendeu, a aplainou e a tornou manejável. Abençoou-a e proporcionou a ela os sustentos, pois se a casca externa terrestre fosse toda pedregosa, ou toda ela terrosa, ou toda ela aquosa não serviria para a plantação. E se a superfície terrestre fosse mais espessa do que é por alguns metros, o gás carbônico e o oxigênio seriam absorvidos e não poderia haver vida vegetal.

B)- O camelo, por exemplo, foi lhe dada a morfologia que é adequada à sua vida e ao seu deslocamento prolongado no deserto; é por isso que foi criado com um pescoço longo que eleva a sua cabeça e afasta os seus olhos da poeira das areias, como foi-lhe dado lábio fendido com o qual consegue pegar os espinhos das regiões áridas sem ser molestado, e foi lhe dado corcova na qual é armazenada a gordura caso falte-lhe alimento algum dia nos desertos áridos, e não termina a sua pata num casco que afunde na areia tal qual os cascos dos cavalos, mulas e jumentos, ao invés disto termina na forma que lhe permite atravessar as areias sem que afunde nelas e é por isso que o denominaram (navio do deserto). E assim, encontramos os traços de perfeição em todos os seres vivos. Portanto, a todo ser vivo foi-lhe dado os meios com os quais obtém seu alimento adequado, e foi lhe dado órgãos com os quais digere o alimento. Aos animais carnívoros foram dados caninos e garras que lhes permitem a caça e os seus sistemas digestivos são de tal forma que lhes permitem digerir a carne crua. Aos animais de pastoreio foi dado um segundo estômago, considerado como depósito do que estes deglutem apressadamente, até que o ruminem e voltem a digerí-lo outra vez. E aos pássaros foram dados bicos que os auxilia a pegar os seus alimentos, e estes bicos possuem feitios diferentes de comprimento ou arredondamento, assim como outras características, adequando-os ao tipo de alimento do seu portador. Todos os seres vivos foram dotados com armas adequadas, com as quais se defendem na luta pela sobrevivência entre eles. O canino é uma arma, a garra é uma arma, o chifre é uma arma, o veneno é uma arma, o bico afiado é uma arma, a velocidade na corrida é uma arma, poder voar é uma arma. E se não fossem estas armas, com as quais foram dotados os seres vivos, os fortes teriam exterminado os fracos e os grandes os pequenos.

C)- O ser humano, por exemplo, foi criado para uma missão sublime, que é o exercício do domínio da terra e a vice-gerência desta. Para tal, foi lhe dado particularidades, atributos e condições materiais e espirituais, que o ajudam no exercício da sua função e facilitam a sua missão. Se olharmos para a constituição corporal do ser humano, veremos as maravilhas das maravilhas da magnificência da perfeição, da harmonia dos diversos sistemas, que em nada se assemelha a um aparelho criado por um ser humano dentre nós e que fascina as mentes e estimula as línguas e as penas em seu elogio. Os sistemas muscular, ósseo, digestivo, respiratório, reprodutor, nervoso, urinário, e os sistemas de gustação, olfativo, auditivo e visual, são todos demonstrativos diante dos quais prostram mentes e humilham-se corações.

Cita a revista científica inglesa: "...que a mão humana está entre as maravilhas primordiais da natureza e que é extremamente difícil, e até impossível, que seja inventada uma máquina que se rivalize com a mão humana do ponto de vista da simplicidade e do poder de acondicionar-se. Pois, quando desejas ler um livro pega-o com a tua mão e em seguida fixa-o na posição adequada a leitura e é esta mão que corrige o posicionamento do livro de maneira automática. E quando folheias suas páginas, pões o teu dedo sob a folha e pressiona-a, de acordo com o necessário para virá-la e, logo em seguida, é cessada a pressão após a virada da página. E a mão segura o cálamo e com ele escreve. E utiliza-se de toda a sorte de instrumentos necessários ao homem, do garfo e faca à máquina de escrever, e abre as janelas e as fecha e carrega tudo que o ser humano quer. As mãos contêm 27 ossos e 19 grupos musculares cada uma delas."

A Proporcionalidade: O que se quer dizer com proporcionalidade é que Deus, o Altíssimo, criou tudo dentro de uma proporção, de uma organização, para que possa se adaptar ao seu tempo e lugar e que possa conviver com outras criaturas, de modo a não interferir no desempenho delas e não as desviar do curso para o qual foram criadas, de forma que haja um equilíbrio entre as criaturas, regulando assim o caminho de todas essas existências. Vejamos o que nos relata o Alcorão a esse respeito:

" E criou todas as coisas, e deu-lhes a devida proporção." (Alcorão 25:2)
"Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisab (Alcorão 65:3)
"Que criamos o homem na mais perfeita proporção." (Alcorão 95:4)

Podemos tomar como exemplo a água. Vejamos o que nos diz o Alcorão a esse respeito:

"E fazemos descer, proporcionalmente, água do céu e a armazenamos na terra; mas, se quiséssemos, poderíamos fazê-la desaparecer."

Deus fez a água e a criou na melhor forma e a preparou para que pudesse cumprir com a sua função, como matar a sede, purificar, irrigar, etc. Mas, a água que Deus criou e colocou na terra, foi criada dentro de uma proporção e desceu dentro de uma proporção. Na explicação do versículo acima, o professor Samir El Hayek comenta na tradução do Alcorão: "Normalmente a chuva cai bem distribuída; ela molha o solo; a umidade é retida por um longo tempo nos terrenos altos; ela molha e penetra as muitas camadas do solo, e forma a arquitetura, ou a geografia física; o poder de retenção dos solos altos faz com que os rios corram perenemente, mesmo onde a precipitação é estacional, e restrita a uns poucos meses por ano. Uma outra forma pela qual a água desce do céu, nas devidas medidas, é por meio da neve e do granizo; estes têm, também, o seu lugar na temperança do ar e do solo. Se não fosse pela neve e pelas geleiras, que ficam nas regiões montanhosas, alguns rios deixariam de correr caudalosamente. Tão maravilhosa como a precipitação da água e a presença da umidade, é a sua drenagem. A água volta para o mar e para o ar, das mais variadas maneiras, sendo que a formação de nevoeiros e de nuvens fazem repetir o ciclo. Se não fosse pela drenagem e liberação das águas, teríamos enchentes e inundações, como acontece quando o processo normal da natureza é temporariamente obstruído."

A Orientação: E o que se quer dizer com orientação é que Deus, o Altíssimo, proporcionou orientação para toda criatura por Ele criada, para que pudesse desempenhar o papel para o qual foi criado. Dotou todos os animais com sentidos e aparelhos específicos, que os auxiliam na sua sobrevivência. Como nos mostra o Alcorão:

"Perguntou(o Faraó): E quem é vosso Senhor, ó Moisés? Respondeu-lhe: Nosso Senhor foi Quem deu a cada coisa sua natureza; logo a seguir, encaminhou-a com retidão!"(Alcorão 20:49-50)

Podemos exemplificar isto através das aves e peixes migratórios, que saem de um continente para outro, atravessando-o sem a utilização de mapas ou bússolas para orientá-los. Depois retornam para o seu continente de origem com a mesma precisão. Nós temos que ter Alguém que nos oriente, para que possamos saber o que ocorre e para que cheguemos a um consenso a respeito de determinados assuntos. As pessoas nunca pensam de uma mesma forma, logo, nunca se chegaria a um consenso, a não ser que obtivessem certa orientação. Por isso, Deus, o Altíssimo, nos deu a devida orientação para que pudéssemos desempenhar o nosso papel nesta vida da melhor forma possível. Conclui-se, com isso, que a religião não se inventa e sim é de Deus.

Logo, através do que foi visto até agora, não nos resta a menor sombra de dúvida da existência de Deus. Agora, colocaremos uma nova questão: Uma criatura só possui duas possibilidades: ter só um Criador ou ter mais de um Criador.

Para provarmos que só existe um Criador, que é Deus, vamos provar a impossibilidade da existência de mais de um Criador. A lógica nos diz que duas pessoas não podem exercer a mesma função, com as mesmas atribuições e poderes, devido ao fato de elas possuírem vontades e pensamentos diferentes. É impossível que duas ou três personalidades, tendo todos poderes e atributos iguais, coexistam. Logo, não há possibilidade, neste caso, do equilíbrio e da perfeição do sistema. Não se pode pensar em dois governadores para uma mesma região, igualmente, a distribuição destes poderes por diferentes Divindades, por exemplo, um todo Sabedor, e outro todo Providente e ainda outro que dá a vida e cada um tendo domínios independentes no seu próprio campo é também imaginável. O universo é um todo indivisível e cada uma de tais divindades seriam dependentes umas das outras na execução da sua tarefa. Logo, ocorreria falta de coordenação e se isto acontecesse ocorreria a desagregação do universo.

Não é possível que um determinado atributo esteja presente, numa certa divindade, numa determinada altura e, noutra ocasião, seja encontrada noutra. Um ser divino, que seja incapaz de se manter vivo a si próprio, não pode dar a vida aos outros. Aquele que não consegue proteger o seu próprio poder divino, é certamente indesejável para governar o vasto e ilimitado universo, pois a duplicidade ou multiplicidade faz com que um dos pares e dos equivalentes não seja absoluto e imperativamente necessário, uma vez que pode ser substituído por parceiros, pois um teria condições que o outro não tem e vice-versa. Logo, conclui-se que os mesmos são imperfeitos, logo, não podem ser divindades. Deus tem que ser o Senhor do universo e de tudo o que ele contém, deve estar livre de todos os defeitos e fraquezas e ninguém pode ter poder para interferir no Seu trabalho. Só um Ser assim pode ser o Criador, Controlador e o Senhor do universo.

Ao analisarmos o que foi dito acima, chegaremos à conclusão de que só pode existir um Deus único e Responsável por todo esse universo, e que em árabe é designado pela palavra Allah.

1.2- Unicidade Divina: é a crença convicta do muçulmano, de que Deus, glorificado seja, é a verdadeira Divindade e não há outra divindade além d'Ele. Só a Ele devemos adorar, amar, temer, pedir, dirigir preces, confiar, obedecer, nos submeter, etc. Logo, Ele é o único merecedor da nossa adoração, por conseguinte não colocamos intermediários entre nós e Deus. Essa Unicidade é o início e o fim da religião. Por Ele foram criadas as criaturas, de acordo com as palavras de Deus:

"Não criei os gênios e os humanos, senão para Me adorarem." (Alcorão 51:56)

Citaremos outros trechos do Alcorão que dizem respeito ao que foi exposto acima.

"Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus." (Alcorão 2:165)
"Não obstante, eles adoram, em vez de Dele, divindades que nada podem criar, posto que elas mesmas foram criadas. E não podem prejudicar nem beneficiar a si mesmas, e não dispõem da morte, nem da vida, nem da ressurreição." (Alcorão 25:3)
"Do que Deus tem produzido em abundância, quanto às semeaduras e ao gado, eles Lhe destinam um quinhão, dizem, segundo as suas fantasias: Isto é para Deus e aquilo é para os nossos parceiros! Porém, o que destinaram a seus parceiros jamais chegará a Deus; e o destinado a Deus chegará aos seus (supostos) parceiros. Que péssimo é o que julgam (Alcorão 6:136)
"Dize-lhes: Porventura, tendes reparado nos que invocais, em lugar de Deus? Mostrai-me o que têm criado na terra! Têm participado, acaso, (da criação) dos céus? Apresentai-me um livro, revelado antes deste, ou um vestígio da ciência, se estiverdes certos. Porém, haverá alguém mais extraviado do que quem invoca, em vez de Deus, os que jamais o atenderão, nem mesmo no Dia da Ressurreição, uma vez que estão desatentos à sua própria invocação?" (Alcorão 46:4-5)
"Tais (divindades) não são mais do que nomes, com que as denominastes, vós e vossos antepassados, acerca do que Deus não vos conferiu autoridade alguma. Não seguem senão as suas próprias conjecturas e as luxurias das suas almas, não obstante ter-lhes chegado a orientação do seu Senhor!" (Alcorão 53:23)
"Dize-lhes: Invocai os que pretendeis, em vez de Deus! Eles não possuem nada, nem mesmo do peso de um átomo, no céu ou na terra, nem tampouco têm neles participação; nem Ele os tem como ajudantes." (Alcorão 34:22)
"Atribuíram-Lhe parceiros que nada podem criar, uma vez que eles mesmos são criados." (Alcorão 7:191)
"Não invoqueis, em vez de Deus, o que não pode favorecer-te nem prejudicar-te, porque se o fizeres, serás, então, um dos iníquos." (Alcorão 10:106)
"Eis que Satanás induz os seus sequazes. Não os temais; temei a Mim, se sois fiéis." (Alcorão 3:175)
"Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Deus, Senhor do Universo, Que não possui parceiro algum. Tal me tem sido ordenado e eu sou o primeiro dos muçulmanos." (Alcorão 6:162-163)
"Deus dá testemunho de que não há mais divindade além Dele; os anjos e os sábios O confirmam Justiceiro; não há mais divindade além Dele, o Poderoso, o Prudentíssimo." (Alcorão 3:18)

A humanidade, desde o início da criação, era monoteísta, desde Adão até dez séculos depois. Então, surgiu o politeísmo no seio do povo de Noé. Há quem adora pedras esculpidas de uma forma ou de outra, e há quem adora fenômenos naturais como o sol, a lua e as estrelas, outros adoram o fogo, animais ou até homens iguais a eles. Há ainda aqueles que adoram os gênios e os espíritos. Muitos adoram, ao mesmo tempo, várias divindades das que mencionamos acima ou associam estas divindades a Deus na adoração.

Todos os mensageiros centralizaram suas missões nesse tipo de monoteísmo e na admoestação contra o que o contraria. Eles advertiram contra os meios que levam ao politeísmo e podemos ver algo disso no que se segue.
 

1.3: Politeísmo:

Definição: é igualar algo ou alguém a Deus no que é direito único e exclusivo d'Ele. Formas de politeísmo:

O Politeísmo é de dois tipos: a)- maior e b)- menor

A)- Maior: é a crença na existência de um parceiro para Deus na criação, na organização e no cuidado com as criaturas, ou a dedicação de alguma adoração a outra divindade além de Deus. Esse politeísmo destrói as obras e faz com que a pessoa saia do Islam e Deus não a perdoa, a não ser com o arrependimento da mesma. Disse Deus, o Altíssimo:

" Deus jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros, conquanto perdoe os outros pecados, a quem Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Deus desviar-se-á profundamente." (Alcorão 4:116)
"São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade! Porquanto não existe divindade alguma além do Deus único. Se não desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo açoitará os incrédulos entre eles. Por que não se voltam para Deus e imploram o Seu perdão, uma vez que ele é Indulgente, Misericordiosíssimo?" (Alcorão 5:72-73-74)

Exemplificarei abaixo alguns tipos de politeísmo maior:

Adoração de Deus no túmulo dos virtuosos, e adoração dos próprios virtuosos: Aicha relata: Umm Salma disse ao profeta (S.A.W.S) que ela viu na Abissínia uma igreja repleta de imagens e estátuas. O profeta (S.A.W.S) lhe disse: "Aquelas são as piores pessoas. Quando um virtuoso de seu grupo morre, eles erguem uma igreja sobre seu túmulo e colocam ali toda a espécie de imagens. Eles combinam os dois males: adoração nos túmulos e colocação de imagens."

Adivinhação: Imran Ibn Hushain relata a seguinte tradição: "Não é de nós aquele que sente que o que lhe acontecerá, quer seja bom ou mal, poderá ser revelado a ele por um agourento, um sacerdote, um adivinho ou um mago; não é de nós também aquele que se entrega a tais adivinhações para os outros. Todo aquele que procura um sacerdote e acredita no que este lhe diz, está negando a revelação feita a Muhammad." Katada relata: "Deus criou as estrelas para três propósitos: Para ornamento dos céus; como mísseis contra os demônios e como sinais para guiar os viajantes. Aquele que especula além disso, erra e dissipa seu mérito como sábio, uma vez que ele ultrapassa os limites de seu próprio conhecimento."

B)- Menor: Este tipo de politeísmo não faz perder a condição de muçulmano, mas é um pecado grave, destruidor das obras que estão ligadas a ele. Dentre seus exemplos podemos citar: Jurar por alguém, além de Deus: Como diz um dito do profeta (S.A.W.S) "Aquele que jurar por alguém além de Deus comete pecado ou politeísmo" (relatado por At-Trmidhi, Al-Hákim e foi atestado pelo Zahabi).

Ibn Omar relata que o Apóstolo de Deus disse: "Não jurais por vossos pais. Jurai apenas por Deus, e dizei a verdade. Se um contendor jurar por Deus, aceitai seu juramento. Aquele que não se convence com um juramento por Deus, não é do povo de Deus." Utilizar amuletos: Como diz um dito do profeta (S.A.W.S) "

Aquele que usar um talismã ou um amuleto, não verá seu desejo atendido por Deus." Em outra versão da mesma tradição o profeta acrescentou: "Aquele que usar um talismã comete politeísmo."

Abdullah Ibn Ukaim narra a seguinte tradição: " Todo aquele que usar um talismã será deixado ao cuidado do talismã - o que é nada ."

Com isso compreendemos o alcance do cuidado do Islam de afastar as pessoas do politeísmo, pois proibiu seus meios e suas causas, como foi visto nos exemplos do politeísmo menor. O profeta Muhammad (S.A.W.S) proibiu o exagero em exaltá-lo e engrandecê-lo, dizendo: "Não me tratais como os cristãos tratam Jesus, filho de Maria. Eu sou um servo. Dizei: servo de Deus e seu Mensageiro." (relatada por Bukhári). Omar acrescentou que o profeta (S.A.W.S) disse: "Não sejais exagerado (nas questões religiosas). Vossos predecessores pereceram devido ao seu exagero."

O Islam veio para abolir qualquer tipo de adoração ou submissão do ser humano que não seja a Deus único e estabelecer a unicidade absoluta de Deus em Sua Essência e em Seus Atributos.

Agora, no que tange aos dogmas cristãos, que estão em desacordo com este tópico, ou seja, a unicidade Divina, faremos uma análise crítica dos mesmos.

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)