Hemorragia (Istihadah) e suas regras
A hemorragia é o fluido de sangue vaginal originada
por outra causa que não seja a menstruação ou o
parto. Inclusive, em algumas mulheres raramente
este fluxo pára e em outras continua por um período
maior do que o normal, porém se detém por um
curto período.
A mulher que sofre de hemorragia pode pertencer a
alguma destas três categorias:
1. A que tem períodos menstruais regulares e conhecidos
antes da hemorragia. Neste caso, a mulher
deve calcular quando começaria e quando terminaria
seu periíodo menstrual e deve deixar de praticar
as orações durante estes dias. Todas as outras regras
da menstruação se aplicam durante este tempo. Para
o resto dos dias, seu sangramento deve ser considerado
hemorragia.
2. A mulher que não tem um período regular, ou
não se recorda quando ocorria, porém pode distinguir
entre os dois tipos de sangue, baseando-se na
cor, densidade e odor.
3. A que não tinha um período regular e inclusive
não pode distinguir entre os dois tipos de sangue,
seja porque é sempre do mesmo aspecto ou porque
muda constantemente. Esta mulher deve considerar
o ciclo menstrual da maioria das mulheres, ou seja,
seis ou sete dias. Todo o mês deve considerar como
menstruação e deve calcular desde o momento em
que notou o primeiro sangramento vaginal, o resto
dos dias deve considerar como hemorragia.
Cabe aqui mencionar que não existe diferença entre
uma mulher afetada pela hemorragia e uma mulher
que tem a suspensão completa da menstruação, exceto
pelo seguinte:
a. Se a mulher afetada pela hemorragia queira
realizar o Wudu deve lavar-se e retirar o sangue que
se encontra na zona vaginal, aplicar toalhas higiênicas
ou simplesmente um pouco de algodão que contenha
o sangue. O que saia de sangue depois disso
não terá importância.
b. Deve realizar o Wudu para cada oração obrigat
ória (Salat Fard) tal como o Profeta ordenou a
uma mulher nesta situação:
“Faz o Wudu para cada oração”. (Narrado por Bukhari)
Esperamos que esse estudo venha de encontro com as necessidades das irmãs,
e que Allah conserve a religião dos muçulmanos e muçulmanas,
que buscam conhecer a religião e praticá la em sua totalidade.
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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)
Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51) E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)
" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".
Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)