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AS CAUSA DO TEMOR A ALLAH
AS CAUSA DO TEMOR A ALLAH

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Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. Que Allah abençoe e dê paz, ao Profeta Mohammad, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Na semana passada falamos sobre o temor a Allah e apresentamos alguns exemplos da vida de alguns tementes. Hoje, vamos falar sobre as causas que nos faz temermos a Allah e as questões que nos fazem agirmos para satisfazê-Lo e temos a Sua cólera e punição. O temor quanto à grandiosidade e veneração de  Allah

O ser humano que conhece ao seu Senhor e conhece os Seus nobres Nomes e Atributos, sem dúvida O ama e aumenta a sua veneração a Ele. Allah, Ta’ála, disse, através das palavras de Noé: “Que vos sucede, que não depositais as vossas esperanças em Allah?” (71:13) Allah é Todo-Poderoso, em Suas Mãos está a soberania de tudo. Ibn Al Qaiyem (que Allah Se apiade dele) disse: “Entre os anjos mensageiros (a paz esteja com eles) há os que sobem até o Senhor para receberem as ordens e os que descem com eles, e suas ordens são sucessivos de acordo com a sucessão dos versículos, executadas conforme a Sua Vontade. O que Ele deseja acontece na hora que Ele quiser, da forma que Ele deseja, sem falta nem acréscimo, sem adiantamento nem atraso. A Sua ordem e Autoridade são executados nos Céus e suas regiões, na terra e todos os seus quadrantes, nos mares, no ar e em todos as partes do universo e seus átomos, que dispõe deles como quiser. Allah, exaltado seja, diz: “Ele rege todos os assuntos, desde o céu até à terra; logo (tudo) ascenderá a Ele, em um dia cuja duração será de mil anos, do vosso cômputo.” (32:5).

* Ele conhece tudo que há no universo. Ele diz mais: “Ele possui as chaves do desconhecido, coisa que ninguém, além d'Ele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no Livro esclarecedor.” (6:59).

E diz, ainda: “Quer faleis privativa ou publicamente, Ele é Conhecedor das intimidades dos corações.” (67:13).

E diz, ainda mais: “Ele (Allah) conhece os olhares furtivos e tudo quanto ocultam os corações.” (40:19).

Esse Deus merece ser temido e venerado, devemos agir para agradá-lo e não nos sujeitarmos à Sua indignação.Ele é Oniouvinte. Aicha (R) relatou: “Bendito seja Quem ouve todos os sons. Uma mulher estava dialogando com o Rassulullah (S). Ele ouviu uma parte da argumentação e ignorou outra. Então, Allah, exaltado seja, revelou: “Em verdade, Allah escutou a declaração daquela que argumentava contigo, acerca do marido.” (58:1). O Allah conhece o desconhecido e o manifesto.Allah é o Forte, o Poderoso, Que eleva e rebaixa, Que muda as coisas e nunca muda. Allah, exaltado seja disse: “Dize: Ó Allah, Soberano do poder! Tu concedes a soberania a quem Te apraz e a retiras de quem desejas; exaltas quem queres e humilhas a Teu bel-prazer. Em Tuas mãos está todo o Bem,porque só Tu és Onipotente.” (3:26).

2) O temor a Allah devido aos nossos pecados e suas conseqüências

O ser humano, pela sua natureza, é pecador, e é injusto consigo mesmo e com Allah. Quem de nós não comete pecados? Quem de nós não desobedece a Allah durante a vida. O muçulmano, quando sente a conseqüência dos pecados e seu perigo sobre o coração, sobre a sua comunidade, sem dúvida procura se emendar e se arrepender perante Allah, bendito e exaltado seja. O ser humano esquece do seu pecado, mas Allah guarda tudo: Ele diz: “Allah o memoriza, enquanto eles o esquecem.” (58:6). E disse: “... porque anotávamos tudo quanto fazíeis.” (45:29). Essa informação convoca as pessoas a temerem o castigo de Allah e Suas conseqüências devido aos nossos pecados. O Rassulullah (S) disse: “Uma mulher foi castigada por causa de uma gata. Ela a prendeu até morrer e por isso irá para o Inferno. Ela não a alimentou nem a soltou para que procurasse alimento da terra por si mesma.” (Tradição narrada por Bukhári e Musslim).

Como não sentimos medo de nossos pecados quando o Rassulullah (S) costumava fazer a seguinte prece: “Peço refúgio em Ti contra os males dos meus atos.” E disse: “Peço refúgio em Allah dos malefícios das nossas obras e das maldades das nossas ações.”

Uma só palavra por ocasionar a ira de Allah e o ingresso da gente no Inferno. O Rassulullah (S) disse: “A pessoa pode pronunciar uma só palavra que ele considera inocente, porém o faz ingressar no Inferno durante setenta outonos.” (Tradição narrada por Tirmizi).

Esses são os piores pecados que o ser humano não dá valor. Allah, Ta’ála, diz: “...considerando leve o que era gravíssimo ante Allah.” (24:15). Anãs Ibn Málik (R) disse: “Vocês fazem coisas que para vocês são mais finos do que um cabelo. Na época do Rassulullah (S) a considerávamos como pecado grave.” (Tradição narrada por Bukhári). Bilal Ibn Saad disse: “Você não deve olhar para o erro como pequeno, mas olhe na sua desobediência.” Zunnun disse: “Quem trair a Allah secretamente, Allah revelará o seu segredo.” Isso corrobora as palavras de Allah, bendito e exaltado seja, disse: “Castigamos cada um, por seus pecados.” (29:40). E disse: “(Isso) não é segundo os vossos desejos, nem segundo os desejos dos adeptos do Livro. Quem cometer algum mal receberá o que tiver merecido.” (4:123). E disse, ainda: “Isso foi em castigo por sua iniqüidade.” (6:146).

O pecado aniquila o ser humano e destrói as dádivas. Como não tememos os nossos pecados? Ibn AL Qaiyem disse: “O que fez os nossos pais saírem do Paraíso, a morada do prazer e da dádiva, de admiração e felicidade, para irem para a morada da dor e da tristeza e das desgraças? O que fez Satanás ser expulso e amaldiçoado do reino dos céus. O que fez o povo de Noé afundar. O que causou o envio do estrondo sobre o povo de Samud?, povo do Faraó, de Karun. Não é, acaso, a desobediência a coisa que o ser humano negligência?

Allah, Ta’ála disse: “Castigamos cada um, por seus pecados; sobre alguns deles desencadeamos um furacão; a outros, fulminou-os o estrondo; a outros, fizemo-los serem tragados pela terra e, a outros, afogamo-los. É inconcebível que Allah os houvesse condenado; outrossim, condenaram-se a si mesmos.” (29:40).

Jubair Ibn Nufar (R) disse: “Quando a Ilha de Chipre foi conquistada, os seus habitantes foram dispersos. Por isso, choraram. Vi Abu Addardá sentado, sozinho, chorando. Perguntei-lhe: “Ó Abu Addardá, o que o faz chorar no dia em que Allah honrou o Islam e seus seguidores?” Ele respondeu: “Ai de você, ó Jubair. Quão fáceis são as pessoas perante Allah, exaltado seja quando eles desobedecem sua ordem. Quando os muçulmanos se tornaram uma nação conqusitadora, conhecida e com reino à sua disposição, deixaram os mandamentos de Allah e se tornaram o que você vê.”

Irmãos muçulmanos:

Os pecados causam perda tanto neste mundo como no Outro. Como não os tememos? O Rassulullah (S) disse: “O ser humano ficará privado das dádivas por causa dos pecados.” (narrado por Ibn Mája). Ele disse para alguns ancestrais: “Como posso desobedecer a Allah quando vejo minha montaria e a minha mulher obedecendo-O?

Isso nos faz sempre recorrermos a Allah, temermos a Ele devido às conseqüências dos nossos pecados. Esse temor deve prevalecer até o último instante da vida, quando os anjos virão nos buscar e nos anunciar o Paraíso: “Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Allah,(1881) e se firmam, os anjos descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos entristeçais; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido!” (41:30).

Peço a Allah que nos conceda o sucesso e que Allah os abençoe.

Na próxima semana daremos continuidade, se Allah quiser.

Encerramos rendendo louvores ao Senhor do Universo.

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)