Haid (Menstruação) e Nifas (Pós - Parto)
A menstruação é um tipo natural de sangue que flui
do útero da mulher com intervalos regulares ao
chegar à puberdade, e que foi criado por Allah com
uma grande sabedoria: entre elas está o acolher e alimentar
o embrião logo após a fecundação e isto interrompe
a menstruação.
Como uma concessão à mulher, Allah prescreveu
certas regras em relação à menstruação:
1) A menstruação normalmente dura entre seis e sete
dias com variação de mulher a mulher. A maioria
das mulheres tem um numero regular de dias que
ela menstrua a cada mês, sendo que o período pode
oscilar (adiantar-se ou atrasar-se). Assim que uma
mulher vê o sangue menstrual deve considerar que
esta menstruando e quando cessa deve considerar
que está pura. Esta é a visão mais correta deste assunto,
tal como foi explicado pelo Sheikh Mohammad
Saleh Al-Uthaimim no seu livro “Os preceitos
religiosos da menstruação, metrorralgia e o pósparto
” opinião que também é compatível al Madhab
Shafi’i e a posição do Sheikhul Islam Ibn Taimiya
que foi apoiado por Ibn Qudamah no seu livro "Al-
Mughni".
2) Se a cor do sangue é ocre ou levemente mais escura,
e aparecer durante o curso da menstruação ou
imediatamente após ela, deve-se considerar menstrua
ção. Todavia, se aparecer após o término completo
do sangramento de cor avermelhada (cor
normal de sangue) então não deve ser considerado
como menstruação. Umm Atiyah disse:
"Nós não acostumamos a considerar o fluxo ocre ou marrom
após o fim da menstruação”.
O pós-parto é o sangue que flui logo após o nascimento
de um bebê ou durante o parto, inclusive os
três dias que antecedem o nascimento, acompanhado
por dores e contrações. As regras relacionadas
com o pós-parto (Nifas) são as seguintes:
1) Não existe limite máximo e mínimo, geralmente
se encontra dentro de 40 dias.
2) A maioria das regras do Nifas coincide com as
regras da menstruação.
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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)
Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51) E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)
" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".
Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)