Associação Internacional Islâmica no Brasil 
CRER NOS LIVROS
CRER NOS LIVROS

imagem

O significado da crença nos livros:

É a aceitação convicta de que Deus revelou alguns livros para Seus Mensageiros, livros estes que abrangem as verdadeiras palavras de Deus, que são luz e orientação, e pura veracidade. É obrigação dos povos, a quem foram revelados os livros, aceitá-los e se regular de acordo com eles. Isto, até a revelação do último livro, que é o Alcorão, que veio substituir e ab-rogar os demais. A partir desse instante, torna-se obrigatório seguir o Alcorão.

(5:48)- "Em verdade, revelamos-te o Livro corroborante e preservador dos anteriores. Julga-os, pois, conforme o que Deus revelou e não sigas os seus caprichos, desviando-te da verdade que te chegou. A cada um de vós temos ditado uma lei e uma norma; e se Deus quisesse, teria feito de vós uma só nação; porém, fez-vos como sois, para testar-vos quanto àquilo que vos concedeu. Emulai-vos, pois, na benevolência, porque todos vós retornareis a Deus, o Qual vos inteirará das vossas divergências."
A prova da necessidade da crença nos livros são as palavras de Deus:"Dizei-lhes: Creio em todos os Livros que Deus revelou!" (42:15).

Só Deus conhece o número dos livros por Ele revelados. Devemos crer em todos eles, mesmo os que não sabemos o nome. Sabemos somente os nomes de alguns deles: Os livros de Abraão, o Zabur (Salmos de Davi), o Tora de Moisés, o Injil (Evangelho de Jesus) e o Alcorão. Dos livros que acabamos de citar, desapareceram os livros de Abraão, dos quais não há mais vestígios na literatura mundial. E os demais, se encontram com os judeus e os cristãos. No entanto, o Alcorão nos informa que os mesmos foram modificados com o passar dos tempos, onde pessoas introduziram mudanças e interpolações, misturando as palavras de Deus com textos da sua própria autoria.

Alcorão: O último Livro revelado por Deus.


A palavra Alcorão na língua árabe significa leitura por excelência ou recitação, e foi definido pelos sábios como sendo a palavra de Deus revelada ao profeta Muhammad (s. a . s), por intermédio do arcanjo Gabriel. O Alcorão tem na sua recitação uma forma de adoração, iniciado pela Surata da Abertura e encerrado pela Surata dos Humanos, um milagre no seu texto e no seu significado e passado para nós através de gerações. Ele foi dirigido aos humanos e aos gênios. (46: 29-31)- "Recorda-te de quando te enviamos um grupo de gênios, para escutar o Alcorão. E quando assistiam à recitação disseram: Escutai em silêncio! E quando terminaste a recitação, volveram ao seu povo, para admoestá-lo. Disseram: Ó povo nosso, em verdade escutamos a leitura de um Livro, que foi revelado depois do de Moisés, corroborante dos anteriores, que conduz o homem à verdade e ao caminho reto. Ó povo nosso, obedecei ao predicador de Deus e crede nele, pois(Deus) vos absolverá as faltas e vos livrará de um doloroso castigo."

O Alcorão foi revelado na noite do Decreto, no mês de Ramadã. (97:1-2)- "Sabei que o revelamos(Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto?" (44:3-4)- "Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se decreta todo o assunto prudente." (2:185)- "O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento..."

O Alcorão é dividido em 114 Suratas e é formado de um total de 6.342 versículos, 77.930 palavras e 323.670 letras, tendo como a Surata mais longa a segunda, que é a Surata da Vaca, com 286 versículos, e a mais curta, com 3 versículos, respectivamente, as Suratas 103 (A Era), 108 (A Abundância) e 110 (Socorro). As Suratas tiram seus nomes de uma palavra ou episódio descrito em um dos seus versículos, e às vezes uma mesma Surata é conhecida por mais de um nome, como por exemplo a Surata da Abertura, que é conhecida também por A Mãe do Alcorão. Todas as Suratas do Alcorão Sagrado iniciam com a "Bismalah", ou seja, Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso, exceto a nona Surata (do Arrependimento). A razão disso está em que parece ter ela sido revelada, por completo, como advertência às injustiças e à quebra do pacto, cometidas pelos idólatras; constitui uma reprimenda aos hipócritas, e tudo isso não se coaduna com o nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Algumas Suratas são iniciadas com letras do alfabeto árabe (isto após a Basmalah) como, por exemplo, a Surata da Vaca, que inicia com Alef, Lam, Mim. O seu verdadeiro significado só Deus conhece. No entanto, acredita-se que Deus iniciou com elas estas Suratas para assinalar o mistério do Alcorão Sagrado, formado de letras idênticas àquelas com que os árabes formam os seus vocábulos, salientando com isso a incapacidade deles em produzir algo semelhante ao Alcorão. São também designativas de sinal de atenção, para que se ouça a recitação dos versículos. Algumas pessoas tentam extrair destas letras significados ocultos ou místicos. Mas devemos nos afastar desse tipo de especulações, que não nos levam a nada, pois caso o seu significado fosse importante para nós, Deus teria nos mostrado. Logo, devemos seguir a orientação Divina de nos afastarmos desse tipo de análise. (3:7)- "Ele foi Quem te revelou o Livro; nele há versículos fundamentais, que são a base do Livro, havendo outros alegóricos. Aqueles cujos corações abrigam a dúvida, seguem os alegóricos, a fim de causarem dissensões, interpretando-os capciosamente. Porém, ninguém senão Deus, conhece sua verdadeira interpretação..." O total de Suratas que tem início com as letras do alfabeto árabe são num total de 29, que são: 1- Albakara (a vaca), 2- Aal Imram (família de Imram), 3- Al aaraf (Os cimos), 4- Yunes (Jonas), 5- Hud, 6-Yussef (José), 7-Al raad (O trovão), 8- Ibrahim (Abraão), 9- Al hijer, 10- Mariam (Maria), 11- Toha, 12- Alchuará (Os poetas), 13- Al Namal (As formigas), 14- Alkasas (As narrativas), 15- Al Ankabut (A Aranha), 16- Al Rum (Os Bizantinos), 17- Lucman, 18- Al sajda (A Prostração), 19- Yasin, 20- Sád (A letra Sád), 21- Háfer (O Remissório), 22- Fussilat (Os Detalhados), 23- A chura (A consulta), 24-A zukhruf (Os ornamentos), 25- A Duhan (A fumaça), 26- A jassya (O genuflexo), 27- al ahkaf (As dunas), 28- Caf (A letra Caf), 29- Al calam (O calámo).

O Alcorão foi revelado ao profeta Muhammad (s. a . s) durante 23 anos, no decorrer dos quais, os versículos eram revelados de acordo com as situações e com as necessidades, o que facilitava a sua memorização. Os primeiros versículos revelados foram: "Lê, em nome do teu Senhor Que criou; Criou o homem de algo que se agarra. Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo, Que ensinou através do cálamo, Ensinou ao homem o que este não sabia." (96:1-5).E isto se deu no ano 610 D.C., no dia 17 do mês de Ramadã, quando o profeta já tinha completado 40 anos de idade, e durante um dos seus retiros na gruta Hirá, onde ia constantemente para meditação e adoração a Deus. e o último versículo a ser revelado foi: "E temei o dia em que retornareis a Deus, e em que cada alma receberá o seu merecido, sem ser defraudada." (2:281) e sua revelação se deu nove noites antes do falecimento do profeta. Já o versículo "Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião." (5:3) foi o último versículo referente as leis a ser revelado. E foi revelado na peregrinação da despedida, estando o profeta parado em Arafat. O profeta ainda viveu 81dias após esta revelação. Já a primeira Surata a ser revelada completa foi a Surata do Emantado (Al Mudassir) antes mesmo que a Surata do Coágulo (Al Alac) tivesse completa. (esta é a Surata onde estão contidos os primeiros versículos que foram revelados ao profeta (s. a . s).

O Alcorão tem vários nomes, Alcorão propriamente dito: (6:19)- "... Este Alcorão foi-me revelado, para com ele admoestar a vós e aqueles que ele alcançar...", às vezes é chamado de Al Furcan (Discernimento). (25:1)- "Bendito seja Aquele que revelou o Discernimento ao seu servo - para que fosse um admoestador da humanidade." Outras vezes de Suhuf (páginas de um livro). (98:2)- "Um mensageiro de Deus, que lhes recitasse páginas purificadas." Outras de Al Kitab (O Livro). (41:1-3)- "Há, Mim. (Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo. É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Alcorão árabe destinado a um povo sensato." , dentre outros nomes.

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (497 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)