Coisas Proibidas à Mulher Durante a
Menstruação e o Pós Parto
1) A oração, já que o Profeta disse:
"Quando começar tua menstruação abandona a ora-
ção”.(Narrado por Bukhari e Muslim)
2) O Tawwaf (circundar ao redor da Kaaba), pois o
Profeta disse:
"Faça tudo o que faz um peregrino, porém não realize o
Tawwaf ao redor da Casa até que te purifique" (Narrado
por Bukhari e Muslim).
3) Jejuar, conforme relatado por A’icha:
"Quando menstruávamos (durante a vida do Profeta) nos
pediram que recuperássemos o jejum do Ramadan e não
nos pediram que recuperássemos a oração”. (Narrado
por Bukhari e Muslim)
4) Permanecer sentada nas mesquitas, incluindo o
lugar onde se realiza a oração do Eid, baseado no
seguinte hadith:
½Que saiam as solteiras, as recatadas, as menstruadas e
assistam o bem e a invocação dos crentes (a oração do
Eid) porém as menstruadas saiam da parte do musal-la
(lugar da oração).”(Narrado por Bukhari e Muslim)
5) As relações sexuais: é proibido ao marido tentar
manter relações sexuais com sua esposa quando esta
se encontra menstruando, e também é proibido
para ela permitir tal ato, baseado no que disse Allah:
“Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes:
É uma impureza. Abstende-vos, pois, das mulheres
durante a menstruação e não vos acerqueis delas até
que se purifiquem; quando estiverem purificadas,
aproximai-vos então delas, como Deus vos tem disposto,
porque Ele estima os que arrependem e cuidam
da purificação”. (Surata 2:222)
A palavra al-mahid, mencionada no versículo, inclui
ambos significados: o tempo em que ocorre a
menstruação e o lugar por onde flui (quer dizer, a
vagina). O Profeta disse:
“Faca o que queiram exceto a penetração”. (Relatado
por Muslim)
O Imam Nawawi em seu livro Al Majmu’ menciona
o dito do Imam Shafi’i: “Quem faz tal coisa comete
um pecado maior”. E Nawawi disse: Nossos companheiros
(quer dizer os sábios de Fiqh Shafe’i) e
outros sábios disseram: “Quem disser que manter
relações com uma mulher menstruando é permitido,
deve ser julgado como incrédulo”.
É necessário mencionar que é permitido para o casal
os beijos, abraços, tocar em qualquer parte da esposa
exceto a parte púbica, porem é melhor evitar a
parte entre o umbigo e os joelhos, isto baseado em
um dito de A’icha:
“O Profeta pedia que me envolvesse em uma saia ao redor
da cintura e nos acariciávamos enquanto eu estava menstruando
”. (Narrado por Bukhari e Muslim)
6) A recitação do Qur’an: O Sheikh Mohammad Saleh
Al Uthaimin em seu livro “Os Preceitos Religiosos
da Menstruação, metrorralgia e o Pós parto”,
disse, depois de reconhecer a diferença de opinião
entre os sábios neste assunto: “É melhor para uma
mulher menstruando não recitar o Qur’na em voz
alta, exceto se existe uma necessidade para isto. Por
exemplo, se ela ensina o Qur’an, e tem que dar aulas
a suas alunas, ou se uma aluna tem que fazer um
teste sobre sua recitação do Qur’an, etc ““.
E quanto ao Dhikr, dizer Allahu Akbar, Subhana
Allah, Al Hamdulillah, Bismillah antes de comer ou
antes de qualquer outra ação, ler hadith ou questões
de Fiqh, fazer Du’a, dizer Amin ao final do Du’a de
outra pessoa ou escutar o Qur’an, não está proibido
para a mulher menstruada.
“O Profeta descansava no colo de A’icha enquanto ela estava
menstruada, e ele recitava o Qur’an". (Narrado
por Bukhari e Muslim)
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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)
Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51) E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)
" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".
Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)