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Tahara (Purificação)
Tahara (Purificação)

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As categorias da água

Primeiro: A água comum é a Tahur, quer dizer, pura

em si mesma ou a que purifica outras coisas. Dentro

desta categoria se encontram:

1) A água da chuva, neve ou granizo. Allah disse

em Seu Livro:

"E enviamos do céu água pura”.(Surata 25:48)

2) A água do mar e dos rios:

O Profeta disse: “Se a água é pura, então os frutos dela

também são Halal”.

3) A água Zam-Zam:

"Relata-se que o Profeta pediu uma balde de água

Zam-Zam da qual bebeu da água e em seguida realizou

o Wudu”. (Narrado por Ahmad).

4) Também é considerada água pura, a que cai das

folhas de árvores, musgos ou limo. E Allah disse:

“… sem encontrardes água, servi-los do tayamum..."

(Surata 5:6)

Segundo: A água usada, ou seja, os restos da água

que caem após a realização do Wudu ou Ghusl, já

que permanecem em seu estado original de purifica

ção e que não existe algum dalil da Shari’a que

indique a mudança desta condição.

Terceiro: A água mesclada com qualquer substância

pura ou limpa, por exemplo, sabão, açafrão ou farinha,

permanece em seu estado de purificação (Tahur).

Todavia a substância adulterante não deve exceder

a quantidade de água para que essa mistura não

deixe de ser água. Se exceder o limite, seu estado ser

á o de Taher, quer dizer, puro, porém não purificador.

Quarto: Existe também a categoria de água mesclada

com Najassa (substância impura, suja), neste caso

há dois pontos:

1) A água não pode ser usada para a purificação

se seu sabor, odor ou cor mudam devido a Najassa

(impureza) e isto está de acordo com o consenso geral

dos sábios.

2) Se nenhuma destas três características mencionadas

acima mudarem, o líquido permanece em

seu estado de purificação, sem importar se é muita

ou pouca a quantidade de água. O Profeta disse:

"A água Tahur nada torna ela impura” (Narrado por

Ahmad e também por outros).

Quer dizer, mantém seu estado natural de água sem

a necessidade de ser denominada com outra palavra.

E disse o Profeta:

“Se a água chega a medida de dois Qulah (recipiente feito

de pele animal de aproximadamente 100 litros) não cont

ém impureza”.

E em outra narração: “Nada a faz impura”.

(Narrado por Ahmad e outros que Ahmad).

Todavia os sábios usaram o significado extraído

(Mafhuum) do último hadith, com a evidência de

que a água se torna impura se a quantidade for inferior

a dois Qulah ou se a água mesclas de uma substância najassa (sujeira).

 

As Regras ao ir ao Banheiro


1) Não levar nada ao banheiro que tenha o Nome de

Allah, a menos que tema perdê-lo se deixá-lo fora,

então o envolva e o guarde.

2) Se tiver que fazer as necessidades ao ar livre,

busque um lugar protegido e sem pessoas, especialmente

ao defecar.

3) Repetir a seguinte súplica ao entrar no banheiro

ou em um campo aberto, antes de tirar as roupas, tal

como o Profeta dizia:

"Em nome de Allah, Oh Allah, me refugio em Ti da Imund

ície e das Imundícies (Satanás)”.

E ao sair do banheiro dizia: "Perdoa-me”. (Narrado

por Tirmidhi).

4) Evitar falar, mesmo que seja o Dhikr ou qualquer

outra coisa, exceto o que é inevitável, como guiar

um homem cego que poderia cair ou algo parecido.

Do mesmo jeito não se retorna a saudação (Salam)

nem se repete o Adhan atrás da voz do Muadhin. Ao

espirrar deve dizer Al Hamdulillah (Louvado seja

Deus) interiormente, sem pronunciar em voz alta.

5) Respeitar a Qibla, sem pô-la à frente nem lhe

dando as costas.

6) Quando realizar suas necessidades em ar livre

deve tentar escolher um lugar onde a terra seja suave

e solta, para evitar a possibilidade de que se suje.

7) Quando realizar as necessidades ao ar livre, evitar

covas ou buracos de animais que possam machuc

á-los.

8) Evitar os lugares de sombra onde as pessoas param

ou se sentam para conversar, ou por onde as

pessoas passam.

9) Não urinar em lugar onde se toma banho, por

onde corre água.

10) Não urinar em pé já que é pouco digno e vai

contra os bons costumes, além disso existe a possibilidade

da urina cair na terra e respingar na roupa.

Todavia se estiver seguro que a urina não ira salpicar

na roupa então, neste caso, é permitido urinar

em pé.

11) Deve se tirar toda a Najassa (impureza) das partes

privadas, na frente ou atrás, com algo que sirva

para este propósito. A condição é que a substancia

seja sólida, Tahir (puro) e tenha um efeito purificador,

tal como o papel higiênico, porém não se deve

usar papéis escritos, já que estes merecem respeito.

Se puder, utilize água para lavar-se ou uma combina

ção de papel higiênico seguido de água.

12) Não se deve usar a mão direita para limpar as

partes púdicas, porque esta é usada para comer e

para outras funções que necessitam de limpeza.

13) Logo depois da limpeza das partes pudicas, deve-

se higienizar as mãos seja com terra limpa, água

e sabão, entre outros.

14) Salpicar com água o pênis e também as calças

logo depois de urinar para afastar o sussurro do

Shaitan alegando que podem estar úmidos pela urina.

15) Deve se entrar no banheiro com o pé esquerdo e

sair com o pé direito.

 

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)