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As Salat
As Salat

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AS SALAT


 Al azhan” Chamado para a oração e “Al iqamah” chamado para a realização da oração:
São obrigações comunitárias (fardh kifaiah) para os homens residentes, e é uma recomendável (sunnah) para quem reza individualmente (munfarid) e para os indivíduos em viagem, e é detestável (makruh) para
As mulheres. Tanto o  azhan como o iqamah não são válidos antes da hora da oração, exceto o  azhan para a oração da alvorada (al fajr ), é válido fazer o primeiro  azhan depois do meio da noite.
As condições para a validez da oração
(shurut):


 1) o Islam (ser muçulmano),
2) o raciocínio (al áql) (ter consciência sã),
3) a maturidade e discrição (attamiiz),
4) a purificação segundo a capacidade,
5) a entrada do horário da oração.
O horário da oração do dhuhr (meio dia) começa desde quando o sol
está no centro do céu até a sombra do objeto for igual ele;
a oração do ássr (tarde) começa quando termina o momento do
dhuhr e continua até que a sombra do objeto for duas vezes maior que ele, este é o horário preferível, e o horário de necessidade (por causa de dificuldade, por exemplo) se estende até o por do sol;
o horário do maghrib começa desde o pôr do sol até o feixe vermelho desaparecer no horizonte;  o momento do ishaá (noite) se prolonga até o meio da noite (horário preferível), e pode continuar até a alvorada
(horário de necessidade); e  o horário do fajr se estende até o nascer do sol.
6) Cobrir o pudor (satrul áurah1), o homem que chegou à puberdade deve
cobrir desde o seu umbigo até o joelho, e a mulher que chegou à puberdade
deve cobrir todo o seu corpo, exceto seu rosto e suas mãos durante a oração.
7) Evitar a impureza do corpo, da roupa e do local.
8) Se direcionar para al qiblah  (para a kaa´bah).
 9) a intenção (anniah).


Os pilares da oração (arkan): Temos quatorze elementos essenciais na oração:


1) Estar em pé (al qiam) na oração obrigatória (faridhah), para quem pode fazer.
2) Dizer Allahu akbar no início (takbiratul ihram) da oração,
3) Recitar surat al fátihah”.
4) a inclinação (ruku´u) em toda genuflexão (rak´ah).
5) colocar-se em pé depois do rukuú
6) Endireitar-se totalmente depois do rukuú
.7) a prostração (sujud) sobre sete extremidades (os dois pés, os dois
joelhos, as duas palmas das mãos e a cabeça, que inclui a testa e o nariz)
8) Levantar-se depois do sujud e sentar-se entre uma sajdah e outra.
9) o últimotestemunho ( attashahud).
10) Sentar-se para o último tashahud.
11) Saudar o Profeta  (sallallahu alaihi ua sallam) no último tashahud.
12) dizer “assalamu alaikum wa rahmatullah”
 (tasslim) uma vez.
13) a concentração e calma na realização de Al áurah são as partes íntimas do ser humano, as partes pudendas, que naturalmente se tem vergonha de expô-las. O nosso assunto aqui é sobre as partes (que são  áurah) que devem ser cobertas para a validez da oração e do  tauaf : A áurah do menino que alcançou os sete anos de idade são apenas as suas partes genitais; e quem alcançou dez anos de idade, sua áurah é entre o umbigo e os joelhos. A  áurah de uma mulher crescida inclui todo o seu corpo, menos o rosto, sendo detestável cobrí-lo na oração, exceto na presença de homens estranhos. Assim sendo, se a mulher rezar ou fazer o  tauaf com o seu antebraço aparecendo, seu ato de adoração não é válido. E quanto a  “áurah mughallazhah” (pudor ou parte íntima extrema: os dois órgãos genitais, frontal e anal): é obrigatório cobri-los mesmo fora dos momentos de oração e é detestável expor sem necessidade, mesmo que a pessoa esteja no escuro ou sozinha.
A Oração (Assalat) todos os pilares.
14) Fazer tudo na ordem mencionada. A oração não é válida sem a realização de todos estes pilares, a genuflexão (rak´ah) é ínválida com o abandono de um só desses pilares, seja intencionalmente ou por esquecimento.
As obrigações da oração ( uajibat): São oito:

1)Pronunciar todas as takbirat  (Allahu akbar ) que significa “Deus é o maior”, além de takbiratul ihram.
2) Dizer: “
Sami´a Allahu liman hamidah”, que significa “Alah escuta a quem o louva”.
3) Dizer: “rabbana ua lakal hamd”, que significa “Ó Nosso Senhor, a Ti louvamos”.
4) Dizer: “Subhana Rabbiyal A´dhim” no ruku´u (inclinação), que significa “glorificado seja meu Senhor o Grandioso”.
5) Dizer: “Subhana Rabbiyal A´ala” na prostração “glorificado seja meu Senhor, o Altíssimo”.
6) Dizer: “Rabbighfir li” entre as duas prostrações, que significa “Ó Senhor, perdoe-me”.
7) Primeiro tashahud.
8) Sentar-se para o primeiro tashahud. Quem deixar alguma dessas obrigações intencionalmente, sua oração será inválida. E se deixá-la por esquecimento, deve prostrar a prostração compensatória por esquecimento ou omissão no fim da oração.


As ações voluntárias da oração (sunan):

são dizeres e ações cujo abandono não invalida a oração, mesmo que intencionalmente. Dizeres:  du´aá al isstiftah


(prece de abertura);


al issti´azhah (pedir refúgio contra o Satanás); dizer amin” em voz alta ao final de al fátihah (na leitura em voz alta); recitar algo do Alcorão depois de  al fátihah; a recitação em voz alta pelo imam (os seguidores
( al ma´mum) são proibidos de recitar em voz alta e o munfarid
(quem reza sozinho) escolhe ler em voz alta ou baixa nas orações em que a  leitura é em voz alta); dizer:
hamdan kathiran tayiban mubarakan fih. mil´assamauéti ua mil´al ardh
etc., depois de dizer rabbana ua lakal hamd;

repetir o tassbih no ruku´u (inclinação) ou no sujud (prostração) e repetir rabbighfir li  quando sentado entre as duas prostrações mais de uma vez; dizer uma súplica antes da saudação final.
Ações: levantar as mãos no momento de takbirat al ihram , no momento de inclinar-se para o ruku´u, no momento de levantar e parar, e no momento de parar depois do primeiro

tashahhud; colocar a mão direita sobre a esquerda abaixo do peito quando se está em pé; manter os olhos fixos no local da prostração; manter os pés separados quando se está em pé; colocar primeiro os joelhos no chão, depois as mãos e depois a testa e o nariz na prostração; manter o ventre separado das coxas e as coxas separadas das panturrilhas e manter uma distância entre os joelhos durante a prostração; manter os calcanhares levantados e os dedos dos pés apoiados no chão com certa distância entre eles e direcionados para a  qiblah durante a prostração; colocar as mãos com os dedos juntos no chão no nível dos ombros durante a prostração; apoiar as mãos nos joelhos no

ruku´u (inclinação); levantar o pé direito e estender o esquerdo ao sentar sobre a coxa esquerda ao sentar entre as
duas prostrações e no primeiro  tashahhud (iftirash); sentar sobre as nádegas deixando o pé esquerdo estendido debaixo da perna direita e o pé direito levantado no segundo  tashahhud (tauarruk); estender as mãos sobre as coxas com os dedos juntos em direção à
qiblah entre uma e outra prostração; fazer um círculo com o dedo indicador e o polegar da mão direita, e mover levemente o dedo indicador quando sentado em tashahhud para indicar a unicidade de Allah exaltado seja; mover a cabeça para a direita e para a esquerda iniciando pelo lado direito no
tasslim (saudação final).

Prostração de esquecimento:
É aconselhável realizar duas prostrações de esquecimento se disser uma parte da oração em um local inadequado, como recitar o Alcorão na prostração.  É permitido prostrar-se por abandonar uma
sunnah


(ação voluntária). É obrigação (uajib) realizá-la se adicionar uma inclinação, prostração, se fica de pé ou senta a mais, se faz a saudação antes do final da oração ou se comete um erro evidente em relação ao Alcorão no qual se troca o significado, ou se deixa de lado qualquer obrigação (
uajib), também quando tem dúvidas sobre algo que tenha acrescentado na oração. A oração  é inválida  se a pessoa não faz intencionalmente a prostração de esquecimento obrigatória. Esta prostração pode ser feita antes ou depois da saudação final. E se esquecer de fazer a prostração de esquecimento a ponto de passar muito tempo depois do fim da oração não é mais necessária esta prostração.
Descrição da oração:


Quando se levanta para a oração, se coloca em direção à qiblah  e diz “Allahu akbar” (Allah é Maior). O imam (líder na oração) a profere, assim como todas as outras  takbirah na oração, em voz alta para quem está atrás dele ouvir, e os outros a proferem silenciosamente. Eleva as mãos no início do proferir do  takbir até a altura dos ombros, em seguida as baixa e coloca a mão direita sobre a mão esquerda abaixo do peito. Seu olhar deve se concentrar no ponto onde irá prostrar. Em seguida, pronuncia uma súplica de abertura (
du´aá AL isstiftah) que é relatada na sunnah

(tradição do Profeta (sallallahu alaihi ua sallam), pode dizer por exemplo:
Subhanakal lahumma, wa bihamdika, wa tabaraka ismuka, wa ta'ala jadduka, wa la ilaha ghayruk.
(glorificado e louvado sejas, ó Allah! Bendito seja o Teu nome, exaltada a Tua grandeza. Não há outra divindade digna de adoração, além de Ti). Em seguida, diz
“al issti´azah”: Aúzhu billéhi minach-chaitanir-rajim
(Peço refugio em Allah, contra o Satanás, o amaldiçoado), em seguida lê

“AL bassmalah
”: Bismilléhir rahmanir rahim (Em nome de Allah, o Clemente, o
Misericordioso)  (tudo o que passou em voz baixa). Em seguida recita, surata AL fátihah
, e é recomendado a quem é “ma`amum” (está a seguir o imam na oração em grupo) ler nos momentos de silêncio do “ imam”, e é obrigatório que todos leiam nas genuflexões que são feitas em silêncio ( sirriah). Em seguida, lê o que lhe for possível do Alcorão, é recomendável se ler na oração do  fajr partes de “tiual AL mufassal  (partes longas do Alcorão, desde surata qaf (50) até annabá (78)), e na oração do  maghrib é recomendável ler partes de “qissar al mufassal” (partes mais curtas, desde  adhuha (93) até annas (114)), e nas outras orações partes de “auássit al mufassal ” (versículos médios, desde annabá (78) até adhuha (93)); o imam deve recitar em voz alta na oração do  fajr, nas duas primeiras rak´ah da oração do maghrib  e do íshaá, e recita em voz baixa nas demais orações e demais rak´ah além destas. Em seguida, diz: “Allahu Akbar” e se inclina, levantando as mãos como levantou na
takbirah de abertura, e coloca as mãos nos joelhos abrindo os dedos e estendendo as costas com a cabeça à altura das costas, e diz “


subhana rabbiyal a´dhim”
(Glorificado seja meu Senhor, O Grandioso) três vezes. Em seguida, levanta-se dizendo:  sami´a Allahu liman hamidah.” (Allah escuta a quem o louva), e eleva suas mãos como na  takbirah de abertura e, quando se manter de pé, diz:
rabbana ua lakal hamd”, e agrega também: “hamdan kathiran tayiban mubarakan
fih. mil´assamauéti ua mil´al ardh ua mil´a ma shi´ta min sahi´in ba´ad”
(Senhor nosso, os louvores são para Ti, numerosos louvores, puros, benditos, na totalidade dos céus, da terra e de tudo que desejas Tu). Em seguida, prostra dizendo:
“Allahu Akbar


”, mantém os braços distantes de seu corpo e suas coxas distantes de sua barriga e ao por suas mãos no chão as deixa na direção de seus ombros, estabelece as pontas dos pés no chão mantendo mãos e pés em direção à
qiblah. E diz: subhana rabbiyal a'ala
(Glorificado seja meu Senhor, O Altíssimo) três vezes, e pode aumentar algo do que foi narrado para esta posição ou fazer a prece que desejar. Em seguida, eleva a cabeça dizendo:
“Allahu Akbar”, sentando-se sobre o seu pé esquerdo deitado e deixando seu pé direito de pé e com os dedos firmes ao solo orientados para a
qiblah (este modo de sentar é denominado iftirash). E diz:
“ rabbighfir li” (Meu Senhor, me perdoe) duas vezes. E pode adicionar: “uarhamni uajburni uarfa´ani uarzuqni uanssurni uahdini ua áfini ua´afu ´anni ”, em seguida, prostra pela segunda vez igual à primeira prostração, em seguida, levanta a cabeça
dizendo:  “Allahu akbar” e se põe de pé para rezar a segunda rak´aah como aprimeira. Depois, se senta igual se sentou entre as duas prostrações para pronunciar  “attashahhud al aual” (o primeiro testemunho), colocando a mão esquerda sobre a coxa esquerda e a mão direita sobre a coxa direita e fechando os dedos da mão direita, exceto o polegar e o indicador, com o qual irá indicar ao ler
attashahhud

: At-tahiyyatu liilahi uassalawatu uat-tayyibat, assalamu 'alaika ayyu hannabiyyu wa rahmatul-lahi wa barakatuh, Assalamu 'alaina wa'ala 'ibadilléhissalihinn.
ach-hadu an la-iléha illallahu wa ach-hadu anna Muhammadan 'abduhu wa rasuluh
(todas as saudações são para Allah, assim como as puras orações. Que a paz, a misericórdia e a benção de Allah estejam contigo, ó Profeta. Que a paz esteja conosco e com os virtuosos servos de Allah. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro). Se a oração for de apenas duas  rak´aah, finaliza agora da maneira que indicaremos a seguir. Se for de três ou quatro  rak´aah (dependendo do numero de genuflexões de tal oração) se põe de pé para realizar a terceira e quarta  rak´aah e reza igual às duas primeiras  rak´aah, porém não lê em voz alta e apenas lê suratul fátihah. Para finalizar, depois da segunda prostração da última  rak´aah senta-se para “attashahhud al akhir”, deitando o seu pé esquerdo e passando-o debaixo de sua direita e deixando os seu pé direito de pé e as nádegas no chão (este modo de sentar é denominado
tauarruk). Lê “attashahhud al aual” e diz “assalatul ibrahimiah”:
“Allahumma salli 'ala Muhammadin ua 'ala áli Muhammadin kama sallaita 'ala
Ibrahima ua'ala áli Ibrahima Innaka Hamidun Majiid. Allahumma barik 'ala
Muhammadin ua 'ala áli Muhammadin kama barakta 'ala Ibrahima ua 'ala áli
Ibrahima Innaka Hammidun Majiid”
(Ó Allah, exalta Muhammad e sua família como exaltaste Abraão e sua família. Em verdade, Tu és o Digno de Louvor,
O glorioso. Ó Allah, abençoa a Muhammad e sua família, como abençoastes Abraão e sua família. Em verdade, Tu és o Digno de Louvor, o Glorioso).

E é sunnah (recomendável) dizer:
“Allahumma inni a´uzhu bika min ázhabi jahannam, ua min
ázhabil qabr, ua min fitnatil mahya ual mamat, ua min fitnatil massihid dajjal”
(Ó Allah, busco refúgio em Ti do castigo do Inferno, do castigo do túmulo, da tentação da vida e da morte e da tentação do falso Messias) ou fazer outra prece.
Em seguida, faz  attasslim (o cumprimento) duas vezes, dirige a face para o lado
direito e diz: “assalamu álaikum ua rahmatulllah” (A paz de Allah e a Sua benção estejam convosco), e dirige a face para o lado esquerdo dizendo o mesmo.
1
Oração do doente:
O doente que não tem condições de orar em pé ou se o
fizer irá aumentar a sua debilidade, pode fazer a oração sentado. Se não puder orar sentado, pode orar encostado de lado, se não pode nesta posição deve fazer de costas. Se não pode inclinar-se nem prostrar-se deve assinalar (intencionar a prostração com os olhos, por exemplo). E se deixou alguma oração deve repor mais tarde. E se o doente for incapaz de fazer cada oração em seu horário, pode unir entre as orações do
zhuhr e do ássr , e entre as orações do  maghrib e do íshaá .

Oração do viajante:
Se a distância da viagem for maior do que 85 (oitenta e cinco) quilômetros aproximadamente e se trata de uma viagem lícita, então a pessoa pode encurtar a oração de quatro  rak´ah em duas. Se a pessoa estiver com intenção de permanecer em viagem mais do que quatro dias (vinte orações obrigatórias) deve cumprir as orações completas desde a sua chegada. Se o viajante rezar atrás de um  imam residente, se durante a viagem recorda que esqueceu alguma oração quando residente ou vice-versa, nesses casos deve rezar a oração completa. Se desejar, o viajante pode realizar as orações completas (mesmo lhe sendo permitido encurtá-las), porém, o encurtamento é melhor.

Oração de sexta-feira (
Salatul jumu´ah): Esta oração é melhor que a oração do zhuhr
, se trata de uma oração independente, não é uma forma abreviada da É da sunnah do Profeta  (sallallahu alaihi ua sallam ) dizer algumas recordações e súplicas
 Dizer: asstaghfirullah” três vezes, “allahumma antassalam, ua minkassalam, tabarakta ia zhal jalali ual ikram. La ilaha illallah, uhdahu la sharika lah, lahul mulku ua lahul hamdu ua hua ála kulli shaiín qadir. La haula ua la quwata illa billéh, la ilaha illallah, ua la na´abudu illa iyiah, lahunni´imatu ua lahul fadhlu ualahuthanaul hassan. La ilaha illallah, mukhlissina lahuddina ualau karihal kafirun. Allahumma la méniá lima a´atait, ual mu´utia lima mana´at, ua la ianfaú zhal jaddi minkal jad ”. E dizer depois disso na oração do fajr e do maghrib  exclusivamente: “la ilaha illallah, uahdahu la sharika lah, lahul mulku, ua lahul hamdu, iuhyi ua iumitu, ua hua ála kulli shaiín qadir”
dez vezes. Em seguida, diz:
 subhanallah” 33 vezes, “al hamdu lillah” 33 vezes, “Allahu akbar” 33 vezes, e diz ““la ilaha illallah, uahdahu la sharika lah, lahul mulku, ua lahul hamdu, ua hua ála kulli shaiín qadir
completando assim cem vezes. Em seguida, lê o versículo do trono (aiatul kurssi - 2:255),
e lê  suratul ikhlass , suratul falaq e suratunnass uma vez (e na oração do fajr e do maghrib lê estas três suratas três vezes).

 oraçao do  zhuhr , por isso, não é permitido realizar-la com quatro rak´ah e nem é válida se for iniciada com a intenção  de zhuhr , e ela não pode ser unida com a oração do ássr , mesmo que exista a razão de união entre as orações.
Oração ímpar (Salat al uitr):
 Esta oração é uma sunnah cujo horário se estende desde a oração do n íshaá até o horário do fajr . O mínimo de genuflexões desta oração é uma e o  máximo onze rak´ah, realizando o tasslim a cada duas rak´ah (o que é melhor).  O mínimo preferido é fazer três rak´ah com duas saudações, e é sunnah ler na primeira
rak´ah “suratul a´ala”, na segunda rak´ah “suratul kafirun
”, e na terceira rak´ah “suratul ikhlass”. Também é recomendável o qunut  (fazer preces de pé depois da última inclinação) levantando as mãos e em voz alta mesmo que esteja rezando sozinho.
Os funerais (Al janaíz): Lavar o corpo do muçulmano falecido, amortalhar o seu corpo colocar o kafan, fazer a oração fúnebre, carregá-lo e enterrá-lo são todas obrigações comunitárias (fardhu kifaiah), exceto o mártir que morre em combate, este não deve ser lavado e nem colocado em um  kafan e deve ser enterrado tal como morreu e está permitido rezar sobre ele a oração fúnebre. O kafan  do homem contém três tecidos brancos, enquanto o da mulher deve ter cinco. A sunnah é que o imam (quem irá dirigir a oração fúnebre) pare frente ao peito do homem e frente à metade do corpo da mulher. A oração fúnebre ( salatul janazah) é realizada dizendo-se Allahu akbar quatro vezes, levantando as mãos cada vez: a primeira vez diz
Alahu akbar e diz al issti´azhah, al bassmalah

(foram citados anteriormente na descrição da oração), recita  al fátihah em voz baixa; diz Alahu Akbar pela segunda vez e pronuncia as saudações ao Profeta (sallallahu alaihi ua sallam) “assalatul ibrahimiah” (ver o texto na descrição da oração); diz Allahu akbar pela terceira vez e faz uma súplica para o morto; diz alahu Akbar pela quarta vez e faz attasslim (a saudação: “ assalamu alaikum ua rahmatullah”). É proibido e pecado  levantar o túmulo acima do nível do solo mais que um palmo, também é proibido colocar qualquer tipo de reboco ou gesso nele, beijálo, escrever, sentar-se ou caminhar sobre ele. Também é  pecado iluminá-lo, circundar ao redor dele, construir sobre ele uma mesquita ou enterrar numa mesquita. Toda construção erguida sobre um túmulo deve ser demolida.
Não há restrições a respeito das palavras de consolo para os parentes que estão de luto. Das palavras de condolências ( ta´aziah): “A´azhamallahu ajrak, ua ahssana áza´ak, ua ghafara limayitik”  (que Alah aumente tua recompensa e diminua a tua dor e perdoe o teu falecido), e ao consular o muçulmano que perdeu um parente que não era muçulmano pode-se dizer “

A´azhamallahu ajrak, ua ahssana áza´ak”
(que Allah aumente tua recompensa e diminua a tua dor).
Quem sabe que seus familiares irão gritar sobre ele quando ele morrer deve aconselha-los que não façam isso, do contrário, ele irá ser castigado por causa do pranto de seus familiares.
O Imam Shafií (rahimahu llah ) citou ser detestável definir uma reunião para atta´ziah (pêsames), como se reunir numa casa para receber as condolências. Todos devem continuar com suas atividades habituais.
 É sunnah preparar alimento para a família que está de luto e é detestávelncomer do alimento deles (porque estão preocupados com sua dor e devem ser assistidos) ou preparar uma comida especialmente para os que se reúnem na casa dos familiares do morto.
É sunnah visitar o túmulo sem viajar apenas para fazê-lo. E é permitido visitar o túmulo de um não muçulmano, e não se deve proibir que o não muçulmano visite o túmulo de um muçulmano.
É sunnah dizer a seguinte prece ao entrar no cemitério: “assalamu alaikum dara qaumin mu´uminin, ua inna inshaállahu bikum laléhiqun, iarhamilléhul

musstaqdimina minna ual mussta´khirin, nass´alullaha lana ua lakumul áfiah,
allahumma la tahrimna ajrahum uala taftinna ba´adahum uaghfir Lana ualahum”
(a paz esteja com todos vós, crentes habitantes dos túmulos. Certamente, quando Allah desejar nos reuniremos com vocês. Que Allah perdoe os primeiros e os últimos. E pedimos a Alah para nós e para vocês o bem estar. Ó Allah ,não nos prive da recompensa deles, nem nos atente depois deles, e perdoe-nos e a eles).
Oração dos dois Íd (id al fitr e id al adh-ha): Trata-se de uma obrigação comunitária. Seu horário é igual ao horário de  salat adhuha (depois do amanhecer até  salat adhuhr ). Se as pessoas souberem do id apenas depois do meio dia, então devem rezar no dia seguinte com intenção de reposição. As suas condições são as mesmas de  salat al jumu´ah (sexta-feira), exceto os dois sermãos. É detestável fazer orações voluntárias antes e depois dessa oração no local onde é realizada.  A maneira de realizá-la: são duas rak´ah, se diz “Allahu Akbar” na primeira  rak´ah seis vezes depois da takbirah de abertura, e na segunda cinco vezes antes da recitação do Alcorão, levantando as mãos em cada
Takbirah

Depois dessas takbirah em seqüencia, o imam busca o refúgio em Allah (diz:  a´úzhu billéhi minasshaitanirrajim), recita al fatihah em voz alta, Em seguida  suratul a´ala (87) na primeira rak´ah e suratul ghashiah (88) na segunda  rak´ah. Depois da oração, se profere um sermão igual ao sermão de sexta-feira, porém é recomendável mencionar
attakbir (Allahu Akbar) com freqüencia. E se alguém rezar a oração do  íd igual às orações voluntárias a oração será válida porque  attakbirat adicionais são sunnah (recomendáveis e não são obrigatórias).
Oração do eclipse ( salatul kussuf):

É uma sunnah, e realiza-se desde o começo do eclipse solar ou lunar até que se termine, e não se reza esta oração depois do fim de seu motivo (que é o eclipse) com intenção de reposição. Trata-se de uma oração de duas  rak´ah em que se recita al fatiha e uma surata longa em voz alta na primeira  rak´ah, em seguida se faz uma inclinação durante um período longo, em seguida se põe de pé e menciona os dizeres como na oração obrigatória
( samiállahu liman hamidah, rabbana ua lakal hamd), e em seguida (em vez de prostrar-se como nas outras orações) se lê  al fatihah e uma surata longa. Em seguida, faz uma segunda inclinação durante um período longo. Em seguida, faz duas prostrações longas. Então, se realiza a segunda rak´ah igual à primeira e finaliza com os testemunhos e as saudações (Portanto, esta oração tem duas  rak´ah, em cada rak´ah se faz duas inclinações, duas prostrações e quatro vezes a recitação de pé, enquanto nos casos das outras orações cada  nrak´ah é composta de uma inclinação, duas prostrações e uma recitação de pé). Se uma pessoa chega atrasada e perde a primeira inclinação considera-se que perdeu aquela  rak´ah.

Oração para pedir chuva (salatul isstisqaá):
É recomendada quando há seca e escassez de chuva. A única diferença entre esta oração e a oração do  íd é que é feito apenas um sermão após a oração. E é  sunnah virar a túnica (a capa ou roupa que a pessoa veste) ao final do sermão como sinal de otimismo indicando que a situação irá se transformar.
A oração voluntária (néfilah): É narrado que o Profeta (sallallahu alaihi ua sallam) rezava doze  rak´ah além das orações obrigatórias (faridhah): duas antes do fajr (alvorada), quatro antes e duas depois do  zhuhr (meio dia), duas depois do maghrib  (pôr do sol), e duas depois íshaá (noite). Também é registrado que mrealizou outras orações voluntárias. Os horários em que é proibida a oração voluntária: É proibido realizar orações voluntárias nos seguintes horários:

1) após a alvorada até o nascer do sol com a sua elevação atingindo a altura de uma lança pequena,
2) no momento do apogeu solar (quando o sol está no centro do céu) até o seu declínio,
3) depois da oração do  ássr até o pôr do sol. As orações que têm uma causa específica podem ser realizadas nesses horários, como a oração de saudação à mesquita ( tahayatul masjid), as duas rak´ah após o tauaf, a reposição da oração voluntária antes do  fajr, a oração fúnebre (janazah), as duas rak´ah depois da ablução, a prostração de recitação e a prostração de agradecimento.

Al massajid (Regras relativas às mesquitas): É obrigatório
construir mesquitas conforme a necessidade da comunidade. Elas são os lugares mais queridos por Allah, exaltado seja. Nas mesquitas, não é permitido cantar, aplaudir, utilizar instrumentos musicais, recitar poesias ilícitas, haver mistura entre homens em mulheres, comprar ou vender (sealguém compra ou vende na mesquita, é sunnah dizer a essa pessoa: que Allah não te dê nenhum ganho em tua venda (la rabbahallahu tijáratak, também é proibido publicar objeto perdido na mesquita (é sunnahdizer a quem publica o que perdeu na mesquita: que Allah não te devolva  laraddahallahu álaik ). Está permitido ensinar as crianças que não causammoléstia no ambiente, contrair matrimônio, julgar, recitar poesia lícita, dormir para iítikaf (vigília na mesquita) e em outras ocasiões, como receber hóspedes e enfermos ou dormir no horário de  al qailulah (sono no começo da tarde). É Sunnah  é importante manter a mesquita livre de ruídos, agitação, brigas, levantar a voz com algo detestável e tomá-la como caminho sem necessidade.  É detestável conversar na mesquita assuntos excessivos sobre a vida mundana. Os tapetes, luz e eletricidade das mesquitas não devem ser usados para festas nem condolencias.
az zakat

Os tipos de  zakat: O zakat é obrigatório para quatro tipos de bens:
1º) O gado que pasta livremente,
2º) Produção da terra, 3º) valores (ouro, prata, papel, etc.),
4º) bens comercializados. As condições para a obrigatoriedade do
zakat: É obrigatório quando se cumprem cinco condições:
1º) o Islam (ser muçulmano),
2º) a liberdade,
3º) atingir “annissab” (quantidade mínima sobre a qual começa a se calcular o zakat  , se o montante não atingir “annissab” o zakat ainda não é obrigatório sobre este indivíduo)
4º) propriedade completa e estável,
5º) ter concluído “AL haul ” (conclusão de um ano completo (de posse desse bem), exceto na produção da terra (se retira o  zakat logo na colheita)).

O  zakat do gado:
É de três tipos: camelos; bovinos; ovinos. E temos duas condições para o  zakat ser obrigatório sobre o gado:
 1) Que esses animais pastem livremente um ano ou na maior parte do ano;
2) Que tenham como fim a produção de leite e a reprodução, não o trabalho. Se forem para a venda ou troca, são considerados como bens de comércio.
Zakat de camelos:
2 huqqa
2 bint
labun
1 jizh´a
1 huqqa
1 bint
labun
1 bint
makhadh
4 ovelhas
3 ovelhas
2 ovelhas
1 ovelha
não há zakat
Zakat
Se exceder 120  deve pagar uma “huqqah” por cada 50 cabeças, e pagar uma “bint labun” por cada 40. bint makhadh”: camela de um ano. “bint labun”: camela de dois anos.
huqqa”: camela de três anos. “jizh´a”: camela de quatro anos.
Zakat de bovinos:
Zakat não se paga zakat 1 tabií ou tabiíah 1 mussin ou mussinnah Se chegar a 60  ou exceder, deve pagar um “tabií” por cada 30 e um “mussin” por cada 40. “ tabií ou tabiíah”: que tem um ano completo. mussin ou mussinnah”: que tem dois anos completos.
Zakat de ovinos:1-39 40-120 121-200 201-399
Zakat Não se paga 1 shah 2 shah 3 shah
Se chegar a 400  ovelhas, por cada 100 cabeças uma ovelha. E não pode se pagar o zakat sobre os ovinos com: bode, animal velho, cego, que cria o seu filhote, prenha, valioso. shah”: jizh´a adha´na (cabritos): que tem 6 meses completos.“shah”: thanii al ma´az (carneiros): que tem um ano completo.

O Zakat da produção da terra: É obrigatório sob três condições:
1) que este plantio possa ser medido e armazenado, por exemplo: grãos como a cevada e o trigo, frutas como as uvas as tâmaras. E não é cobrado zakat dos legumes e vegetais frescos,
2) Que alcance a “annissab” (a quantidade mínima para ser obrigatório o zakat), que são 653 quilos ou mais,
3) Que a pessoa seja proprietária da produção que há na terra no momento da obrigação do pagamento do zakat, e o momento da obrigação: é que cada grão ou fruto esteja madura e pronta para colheita segundo suas indicações. Por exemplo: para os  frutos, o sinal de amadurecimento é que esteja avermelhado ou amarelado; para os  grãos, o sinal é que esteja fortificado e seco. O zakat sobre os produtos agrícolas produzidos sem o trabalho de irrigação, através de água da chuva, cursos de água e mananciais naturais (naturalmente) é de um décimo  (10%). E o zakat sobre a produção que foi irrigada com gasto e esforço, com irrigação e retirada de água de poços, por exemplo, sobre este deve se pagar metade de um décimo  (5%). E no caso de o plantio ter sido irrigado com investimento e esforço (artificialmente) em uma parte do ano, e sem isso em outra parte do ano, é aplicado o que prevalece (é maioria), se faz a conta da proporção dos dias de existência ou ausência de esforço e meios de irrigação.
Zakat sobre os valores:

Os valores são de dois tipos:
1) ouro: não é obrigatório o zakat até atingir 85 gramas.
2) prata: Não é obrigatório o zakat até atingir 595 gramas. E quanto ao dinheiro e moedas atuais, se torna obrigatório o zakat quanto o seu valor alcançar o “nissab” do ouro (85 gramas) ou da prata (595 gramas). o zakat dos valores é de ¼ (2,5%). Não é obrigatório o zakat sobre as  jóias lícitas de uso diário, mas o que é possuído para comércio e economia deve ser pago o zakat. É permitido que as mulheres  usem a quantidade de ouro e prata segundo o costume (local). Também  é permitido colocar uma pequena quantidade de prata em um utensílio, e é permitido para os homens o uso de uma pequena quantidade de prata em anel, óculos, etc.. O ouro está proibido em utensílios e também para os homens, a menos que seja em uma quantidade mínima inserida em algo, como um botão na roupa, dente de ouro, mas sem promover imitação às mulheres. Se uma pessoa tem uma riqueza que varia aumentando e diminuindo e é difícil para ele extrair o

zakat de cada valor na conclusão de seu ano (haul ):
esta deve especificar um dia no ano, no qual observa quanto possui, realiza o cálculo de sua riqueza e paga 2,5% sobre ela.  Os assalariados, as pessoas com uma renda fixa, que têm imóveis de aluguel, por exemplo, não lhes é obrigatório o

zakat mesmo que seja um alto valor, a menos que poupem parte dessa renda, neste caso devem pagar o  zakat sobre o total da renda que conservou se esta completar um ano ( al haul ). Se for difícil calcular o total, então escolhe um dia do ano para pagar o
zakat , como foi mencionado anteriormente.
O Zakat da dívida: Todo aquele que é credor de uma pessoa rica (tem condições de pagar a dívida) ou possui uma riqueza que pode recuperar, deve
pagar o zakat  quando receber a dívida por cada ano dos anos que haviam passado, mesmo que sejam muitos Mas se a dívida for impraticável, como quem é credor de alguém em falência, não se paga o
zakat , porque o credor não tem condições de controle sobre esta dívida.
O  Zakat sobre bens de comércio: É obrigatório o zakat quando reunir quatro condições:
1) Que seja de sua posse;
2) ter a intenção de comercializá-los;
3)  que o seu valor alcance o valor mínimo (annissab), que é o mesmo valor do ouro e da prata (escolhe o menor entre os dois);
4) Que tenha passado um ano
(al haul). Se essas quatro condições se cumprirem, deve pagar o zakat calculando o valor dos bens colocados para comércio, e se tem ouro, prata ou dinheiro, o agregará ao valor dos bens comercializados para completar o valor mínimo ( annissab). Se tiver a intenção de utilizar esses bens para o uso privado, como roupa, casa e automóvel, então não se paga  zakat por eles. Se posteriormente intencionar o comércio com esses bens que eram de uso pessoal, deve calcular o ano  (al haul) para estes bens desde o momento que trocou a intenção.

Zakat
de desjejum (zakatul fitr): É obrigatório a todo muçulmano que possui dinheiro que excede  o custo do seu alimento e do alimento de sua família na noite e dia do  íd (festa do desjejum), O valor dessa doação equivale a 2, ¼ quilos do alimento principal na região por pessoa, homem ou mulher, e quem lhe for obrigatória essa doação também deve cumpri-la por quem é de sua obrigação sustentá-lo (seus dependentes) na noite do  íd. É recomendado ser doada no dia do  íd antes da oração, não é permitido para depois da oração e pode ser paga um ou dois dias antes do dia do  íd. Pode se entregar para uma pessoa em nome de muitas ou para muitas pessoas em nome de uma.
A entrega do zakat:

O pagamento do zakat é obrigatório imediatamente, e o tutor (responsável) pelo menor de idade ou insano, deve pagar por eles. É sunnah (recomendável) publicar o  zakat e distribuí-la pessoalmente. É necessária a intenção por parte da pessoa a quem é obrigatório pagar o zakat, e não estará cumprindo o
zakat obrigatório se intencionar uma caridade voluntária geral
(sadaqah), mesmo que a pessoa dê toda sua riqueza. É preferível entregar o valor do  zakat para os pobres do país onde a pessoa vive, mas por uma razão lógica também está permitido enviar a outras regiões.
É permitido e válido dar o  zakat de dois anos adiantado, se a riqueza alcança o valor aplicável ( nissab).

Os merecedores do zakat: São oito:
1) os pobres e necessitados ao extremo (AL fuqará);
2) os pobres com necessidades (al massakin);
3) os funcionários que o recolhem e o distribuem ( al ámilina álaiha);
4) para harmonizar os corações (aproximar os próximos do Islam, cobrir as necessidades dos novos muçulmanos)
( al muállafati qulubuhum);
5) libertação dos escravos e cativos (fi ar riqab);
6) endividados ( algharimin);
7) para quem se esforça pelo caminho de Alah (fi sabililléh);
8) O viajante longe de sua terra natal (ibn assabil). Deve ser dado a todos estes, conforme a necessidade, exceto os funcionários que trabalham para o

zakat devem receber segundo o seu salário, mesmo sendo rico. Não se cumpre a obrigação do  zakat a um incrédulo, escravo, rico, dependente (a quem é sua obrigação sustentá-lo), tampouco a Bani Hashim (os descendentes do Profeta  ( sallallahu nalaihi ua sallam ). Se por ignorância, for paga a uma pessoa que não merece e logo toma conhecimento, sua obrigação não está cumprida, a menos que o indivíduo tenha dado a alguém que ele pensou ser pobre e logo descobriu que é rico.

A doação voluntária ( sadaqatuttatauú): O Mensageiro de Alah (sallallahu alaihi ua sallam) disse:
Certamente, das boas ações e méritos que alcançam o crente depois de sua morte: umconhecimento que ensinou e publicou; um filho virtuoso que deixou; um musshaf (Alcorão) que herdou; uma mesquita que construiu; uma casa para os viajantes que construiu; um canal de rio que abriu; ou toda caridade que extraiu de sua riqueza enquanto estava sadio e vivo; tudo isso chega a ele depois de sua morte” (Ibn Majah).

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)