Existem coisas que anulam o Wudu, o Salat, dentre
outros atos de adoração. Estes fatores são os seguintes:
1) Tudo que sai das partes púdicas (pela frente ou
por trás) como urina, fezes, gazes, sejam esses silenciosos
ou audíveis. O Profeta disse:
"Allah não aceitará o Salat de quem saiu algo de suas
partes privadas até que ele realize o Wudu” .( Narrado
por Muslim)
2) A saída do Madhi e o Wadhi. O Madhi é o fluído
prostático que sai durante a excitação sexual e antes
da ejaculação, e o Wadhi é o fluído que sai depois de
urinar sem estar acompanhado de excitação sexual.
O Profeta ao ser perguntado sobre o que fazer depois
de sair a secreção do Madhi disse: "Deve lavar o
pênis e realizar o wudu”.
3) O sono profundo, no qual falte a consciência, por
exemplo, se a pessoa cai para um lado ao dormir estando
sentando.
5) Tocar as partes genitais próprias sem uma barreira
intermediária (tecido, entre outros) e com excita-
ção.
Coisas que não anulam o Wudu
1)Tocar a mulher. Disse A’icha:
"Eu dormi frente ao Profeta e minhas pernas se encontravam
entre ele e a Qibla, quando ele realizava a sajdah
(prostração), tocava minhas pernas (para indicar que eu
as encolhesse)." (Narrado por Bukhari e Muslim).
2) O fluxo de sangue de qualquer parte do corpo
devido a uma ferida ou outra coisa. Disse Al Hassan:
"Os muçulmanos continuam rezando apesar das feridas.
(Narrado por Bukhari).
3) O vômito, seja muito ou pouco.
4) Duvidar a respeito de ter perdido o Wudu. Esta
dúvida não requer consideração se a pessoa se encontra
realizando o Salat, ou não, já que a certeza
não pode ser anulada pela dúvida. Por outro lado,
quando a pessoa está segura de que anulou seu Wudu,
mas duvida se realizou o Wudu ou não, a certeza
é a do estado de impureza e a dúvida o Wudu, portanto
o Wudu não se considera feito.
5) Rir com gargalhadas durante o Salat não invalida
o Wudu. Existe um hadith fraco que diz que o riso
durante o Salat invalida o Wudu, porém um hadith
fraco não pode ser tomado como prova para estabelecer
um assunto da Shari’a.
6) Lavar o morto não exige a realização do Wudu.
Existem evidências (dalil) que levaram alguns sábios
a considerar que o Wudu é obrigatório depois de lavar
o morto, porém quando todas as evidências do
assunto são consideradas, o resultado é que o Wudu
é aconselhável não obrigatório.
Passar a mão úmida sobre as meias de
couro ou de tecido
1) As evidências mostram o consentimento de passar
as mãos úmidas sobre as meias de couro ou tecido
ao realizar o Wudu no lugar de tirá-los. A
Sunnah estabelece claramente que não há necessidade
de tirar as meias de couro, quer seja viajante
ou residente. O hadith mais forte neste assunto é o
que relatou Bukhari de Jarir Ibn Abdullah que disse:
"Vi o Mensageiro de Deus urinar, e logo realizar o Wudu
e passar sua mão sobre seus calçados de couro."
2) Outra prova da permissão de se passar as mãos
sobre as meias de qualquer tipo de tecido era a prá-
tica de muitos Sahabas , tal como relata Abu Daud:
"Ali Ibn Abi Talib, Abdullah Ibn Massud, Bara’ Ibn
’Azib e Anas Ibn Malik passavam a mão úmida sobre
as meias de tecido e também relata de Omar Ibn
Al-Khatab e Ibn Abbas.”.
Ibn Al-Qayim mencionou em seu livro Tahdhib As-
Sunnan que Ibn Mundir narrou que o Iman Ahmad
declarou que em sua opinião passar a mão úmida
sobre as meias de tecido é claramente permissível,
baseando-se na prática dos Sahabas e na clara analogia
(entre as meias de tecido e de couro).
Outros sábios que também permitem esta ação: Sufian
Ath-Thauri, Abdullah Ibn Mubarak, Ata Ibn
Rabah, Hassan Al-Basri, Said Ibn Musayeb; segundo
Abu Yussef e Mohammad Ibn Hassan, somente é
permitido caso as meias sejam suficientemente
grossas, isto é, não permitem ver a pele.
Abu Hanifa, por sua vez, não considerava permitido
passar as mãos sobre as meias de tecidos grossos,
porém mudou de idéia dias antes de sua morte.
Passava a mão sobre as meias de tecido grosso durante
a enfermidade de que morreu e dizia a quem
o visitava: "Estou fazendo o que antes proibia”.
Mughira Ibn Shu’bah informou: "O Mensageiro de
Deus realizou o Wudu e passou sua mão úmida sobre
as meias de tecido e sandálias." (Narrado por
Ahmad e Tirmizi que o classificaram como Hadith
Hassan Sahih.)
Condições para passar as mãos úmidas
sobre as meias, ou calçado de couro
(Khuff) e as de tecido
1) Para poder completar o Wudu passando as mãos
úmidas sobre as meias, a pessoa deve colocar as
meias estando com o Wudu .
2) Por onde passar as mãos úmidas?
Deve-se passar pela parte superior das meias, estando
baseado no seguinte hadith de Ali Ibn Abi Talib
que disse:
"Se a religião fosse por opinião, passaria a mão úmida por
baixo da meia, no lugar de passar por cima. E certamente
eu vi o Mensageiro de Deus passar as mãos por cima das
meias (Khuff)." (Narrado por Abu Dawud e Ad –
Daraqutni).
3) Por quanto tempo se pode seguir passando as
mãos úmidas sobre as meias sem tirá-las dos pés?
O Profeta disse: "Um dia e uma noite para o residente e
três dias com suas noites para o viajante”. (Narrado por
Muslim).
4) Como fazer?
Logo depois de realizar o Wudu, ponha a meia de
couro ou tecido. A partir de então, basta passar as
mãos úmidas sobre as meias ao invés de lavar os
pés. Porém, se tem necessidade de realizar o Ghusl
(banho) deve tirar as meias.
5) As seguintes coisas anulam a permissão de passar
as mãos úmidas sobre as meias:
a) Terminar o prazo do período permitido.
b) A necessidade de realizar o Ghusl.
c) Tirar uma das meias.
Ao terminar o período de tempo permitido, deve-se
tirar os calçados, mesmo que esteja em ablução. Deve-
se lavar os pés se quiser calçar um calçado para
continuar fazendo o mash (ato de passar as mão ú-
midas sobre as meias ou calçado).
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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)
Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51) E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)
" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".
Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)