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História do Islam 7
História do Islam 7

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HISTÓRIA DO ISLAM 7ª PARTE

 OS ALMORÁVIDAS

Em 711 d.C, um exército de árabes e berberes cruzaram o norte da África e penetraram a Espanha, derrotando as forças cristãs dos visigodos, a província foi anexada ao califado Omíada, mas permaneceu sob o domínio do califado por menos de 4 décadas.

Quando os Abássidas se rebelaram contra os Omíadas, em 749 d.C, o príncipe Abd al-Rahman I sobreviveu e passou a controlar a Espanha como um estado independente, em 929 d.C, quando o poder do califado Abássida estava declinando, o governante espanhol, Abd al-Rahman III tomou o título de califa para ele e seus sucessores, mas, o novo califado durou apenas um século e rapidamente se desmoronou, em 1030 d.C. 

A ausência de poder permitiu o estabelecimento de uma série de pequenos estados, esses estados variavam  em extensão, recursos e poder, por todo o século XI,  cada um deles tentava manter sua independência em relação aos estados rivais, os mais poderosos eram os de Toledo, Sevilha, Badajós e Granada.

Quarenta anos mais tarde, muitos desses estados foram  varridos por um grupo de muçulmanos berberes. Menos de um século  mais tarde, esses berberes, conhecidos como os Almorávidas, seriam deslocados por um outro invasor da África, os chiitas Almoádas.

Em 1036 d.C, um líder de uma das tribos berberes  que controlava o Sahara ocidental, fez a peregrinação a Makkah, na volta, ele parou em Kairouan, onde ele comentou com um sábio muçulmano sobre a falta de ensino religioso entre o seu povo e que ele tinha vontade que aprendessem sobre o Islam, o sábio enviou um teólogo de nome Abdallah ibn Yasin para ensinar o Islam aos berberes.

Abdallah ibn Yasin encontrou um povo na maior parte analfabeto e quase que inteiramente sem o conhecimento da tradição e ensinamentos islâmicos, os berberes, de início, resistiram aos ensinos de Ibn Yasin e não aceitaram a doutrina religiosa muçulmana.

Rejeitado, Ibn Yasin se retirou para a ilha de Tidra, em torno de 1050 d.C., quando ele retornou para o continente ele tinha alcançado um grande sucesso no convencimento de muitos berberes que aderiram ao Islam ortodoxo e tinha conseguido unir muitas tribos inimigas sob a nova ortodoxia.

Os seguidores berberes de Ibn Yasin ficaram conhecidos como al-Murabitun, "o povo da fortaleza" e os historiadores ocidentais os chamam de os Almorávidas, os Almorávidas acreditavam firmemente nos ensinamentos islâmicos de Ibn Yasin. 

A meta inicial dos Almorávidas era estabelecer uma comunidade política,  na qual os princípios islâmicos pudessem ser aplicados.

Em  1055 d.C, eles capturaram os dois maiores centros do comércio de ouro trans-sahariano, Sijilmasa e Awdaghust. A morte de Ibn Yasin em 1059 d.C não os fez parar, um seguidor de nome Abu Bakr, tomou o manto da liderança e empreendeu uma conquista contínua da região noroeste da África até sua morte em 1087d.C.

O Império Almorávida no Maghrib
(1055 - 1157)

                          
Em 1083 d.C, os almorávidas controlavam a região que ia de Awdaghust no sul até o Marrocos e Argélia, no sul. Tendo Marrakesh como sua capital, eles exerciam  uma forte influência religiosa e  detinham o controle do comércio de ouro da região, em 1087d.C, um primo de Abu Bakr, Yusuf ibn Tashfin, tornou-se o líder do ramo norte dos Almorávidas e conquista Ceuta, que ficava ao longo do Estreito de Gilbratar.

Na península ibérica,  Alfonso VI  conquistava a cidade muçulmana de Toledo em 1085 d.C., o governante muçulmano de Sevilha, sentindo-se ameaçado, pediu aos Almorávidas ajuda e em 1086 d.C, o exército de Ibn Tashfin cruzou o estreito, derrotou Alfonso VI e retornou ao Marrocos. 

As vitórias cristãs na Espanha estimularam Ibn Tashfim a cruzar o estreito de novo. Mas, dessa vez, ele e seu exército se submeteram aos aliados muçulmanos, os Almorávidas anexaram toda a Espanha muçulmana, estendendo seu vasto império desde o rio Senegal até o rio Ebro e a Andaluzia se transformou numa simples província do Marrocos. 

No entanto, essa unificação política não durou muito, dificuldades econômicas, inquietação social, dispararam uma série de revoltas. No final, o enorme tamanho do império Almorávida, a devoção religiosa e a unidade, bases desse império, determinaram sua queda, uma administração fraca acabou gerando abusos, em  1140 d.C, os berberes do norte da África  se juntaram e declararam guerra contra os Almorávidas, a quem acusavam de corrupção e opressão.

Em 1147 d.C, os Almoádas, sitiaram Marrakesh e em 1172 d.C, controlavam toda  a Espanha muçulmana, terminado assim, com o domínio Almorávida.

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)