Associação Internacional Islâmica no Brasil 
História do Islam 12
História do Islam 12

imagem

HISTÓRIA DO ISLAM 12ª PARTE

O Império Safávida 

Enquanto os Otomanos estavam preocupados com a frente ocidental do seu Império, a oriente na Pérsia uma nova dinastia chamada Safávidas, fundada por Ismail (Shah Ismail) chegou ao poder em 1501.  

Os Safávidas estabeleceram um Estado próprio, poderoso, que floresceu por mais de dois séculos e se tornou conhecido pelas suas artes florescentes. Em 1598, Abbas mudou a capital Safávida para Isfahan, que estava localizada no centro da Pérsia e por isso, menos vulnerável aos ataques. A cidade, que havia sido a capital seljúcida alguns séculos antes,  foi embelezada por Abbas, com a mais primorosa arquitetura persa, inclusive o Palácio Real, Ali Qapu, e a Mesquita Real, Masjid-i Shah. Durante seu reinado, Isfahan foi uma das maiores cidades do mundo.

A invasão Afegã de 1736 pôs fim ao reino dos Safávidas e preparou a independência do Afeganistão que ocorreu formalmente no séc. XIX. A própria Pérsia caiu no descalabro até que Nader Shah, o último imperador Oriental, unificou o país e conquistou a Índia. Mas foi de curta duração este seu reinado.  

A dinastia Zand, em pouco tempo, tomou o poder para ser mais tarde destronada pelos Qajars, em 1779, que fizeram de Teerã a sua capital e dominaram até 1921, quando foram substituídos pelos Pahlavis.

O império Safávida teve vida curta, principalmente quando comparado com a longa duração do império Otomano. Mas, durante sua breve existência, e particularmente durante o primeiro século, o império Safávida se estabeleceu como uma das grandes dinastias islâmicas. Talvez mais importante entre todas as conquistas, foi a conversão generalizada dos persas ao xiísmo e o desenvolvimento do nacionalismo persa, que permanece até os dias de hoje no Irã.

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (500 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)