Associação Internacional Islâmica no Brasil 
A fraqueza da Fé
A fraqueza da Fé

i
A fraqueza da fé ( Sheikh Mohamad Al Bukai)

Queridos irmãos, quando um de nós sente uma fraqueza no corpo logo procuramos um médico para fazer exames necessários e receber a medicação correta para os nossos sintomas. Entretanto, será que fazemos o mesmo quando sentimos que a nossa fé está enfraquecida em nossos corações? Será que nos esforçamos para saber os motivos deste sintoma e como tratá-lo da mesma forma como procedemos com a nossa saúde?

Talvez alguém questione se é possível que a fé aumente ou diminua ou mesmo se há algum “termômetro” para medir o nosso grau de fé. Ou então, como podemos tratar a fé quando ela está oscilando? A resposta para tudo isso é positiva! Na realidade, há sintomas, motivos e remédios e hoje aprenderemos, neste sermão, algumas dessas situações.

SINTOMAS

• Pecados: a fé é uma proteção que a pessoa tem para não cometer pecados. Quando alguém comete este tipo de erro é sinal de que sua fé está abalada.

• Falta de sensibilidade às palavras de Deus: quando uma pessoa está com a sua fé fortalecida, ela se sensibiliza ao ouvir as palavras sagradas do Alcorão. Deus nos falou no Alcorão Sagrado: “(...) e, quando são recitados, para eles, Seus versículos, acrescentam-lhes fé (...)”. (8:2). Entretanto, quando sua crença está enfraquecida, seu coração se torna rígido. No Alcorão, Deus nos fala: “E, quando se recitam, para ele, Nossos versículos, volta-lhes as costas, ensoberbecendo-se, como se os não ouvisse, como se em seus ouvidos houvesse surdez (...).” (31:7)

• Angústia e aflição no coração: A felicidade e a tranquilidade são frutos de uma fé fortalecida e a sua falta implica em uma vida de tristeza e sofrimento. Deus nos fala no Alcorão Sagrado: “Então, a quem Allah deseja guiar, Ele lhe abrirá o peito para o Islam. E a quem deseja descaminhar, Ele lhe tornará o peito constrito, oprimido (...)” (6:125)

• Displicência e preguiça: a falta de fé faz com que a pessoa trate com negligência as suas obrigações religiosas e, especialmente, em relação aos horários da reza: “E, quando se levantam para a oração, levantam-se preguiçosos (...)”. (Alcorão, 4:142)

• Esquecimento da morte: mesmo que a morte seja uma certeza em nossa vida, as pessoas costumam agir como se fossem viver eternamente. A lembrança da morte pode evitar que uma pessoa cometa um pecado.

MOTIVOS

• A paixão pelas coisas do mundo e o materialismo. O Profeta Muhammad (SAAS) dizia que a paixão por essa vida é a mãe de todos os pecados.

• A permanência em um ambiente infectado por pecado. Não é suficiente ser apenas uma pessoa justa, mas também freqüentar ambientes de pessoas justas. Deus nos fala no Alcorão Sagrado: “Ó vós que credes! Temei a Allah e permanecei com os verídicos”. (9:119)

TRATAMENTO

• Compreensão profunda do Alcorão Sagrado. Deus nos enviou o Alcorão como uma cura para a humanidade e é um dever do muçulmano compreendê-lo e praticá-lo. Deus nos falou nele: “E não compreendem eles o Alcorão ou há cadeados em seus corações?”. (47:24)

• A procura pelo conhecimento. Não é possível fortalecer a nossa fé se vivermos na ignorância. Deus nos disse no Alcorão Sagrado: “Apenas o sábios receiam a Allah dentre Seus servos (...)”. (35:28). Por isso, a procura pelo conhecimento é uma obrigação no Islam e um dos caminhos que levam ao Paraíso. O Profeta (SAAS) nos disse que quem segue um caminho procurando o conhecimento, Deus facilita para ele o caminho do Paraíso.

• Sentir a grandeza de Deus e contemplar a Sua criação. Quando pensamos na perfeição deste Universo, podemos perceber a grandeza de Seu criador, por isso, o Profeta Muhammad (SAAS) considerou a reflexão como uma das adorações que o muçulmano pode praticar.

• Praticar boas ações. Temos que saber que quando fazemos boas ações não só estamos ajudando outras pessoas, mas também estamos fazendo algo que aumenta nossa felicidade e nosso bem-estar, além de se aumentar nossos hassanats e a nossa recompensa no Dia do Juízo Final.

Queridos irmãos, a fraqueza da fé é uma doença que tem se tornado comum ultimamente. Por isso, suplicamos a Deus, louvado seja, que nos ajude a renovar a nossa fé e aumentar a nossa crença.

Sheikh Mohamad Al Bukai.
Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (500 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)