Associação Internacional Islâmica no Brasil 
Criar um Site Grátis Fantástico
CRER NOS ANJOS
CRER NOS ANJOS

imagem

Os anjos são criaturas de Deus, foram criados antes do homem e foram criados de luz e numa forma bela e bonita. Isto ficou difundido entre as pessoas, tanto que, quando vêem uma pessoa bonita, dizem: "Olha, parece um anjo", como bem nos mostra o Alcorão Sagrado:

"Mas, quando ela se inteirou de tais falatórios, convidou-as à sua casa e lhes preparou um banquete, ocasião em que deu uma faca a cada uma delas; então disse (a José): Apresenta-te ante elas! E quando o viram, extasiaram-se à visão dele, chegando mesmo a ferirem as próprias mãos. Disseram: Valha-nos Deus! Este não é um ser humano. Não é senão um anjo nobre." (12:31).

Os anjos não têm o livre arbítrio, como os seres humanos e os gênios.

"Ó fiéis, precavei-vos, juntamente com vossas famílias, do fogo, cujo alimento serão os homens e as pedras, o qual é guardado por anjos inflexíveis e severos, que jamais desobedecem às ordens que recebem de Deus, mas executam tudo quanto lhes é imposto"(66.6)

Eles apenas executam as ordens de Deus. Eles não possuem sexo e não se alimentam.

"Tens ouvido (ó Mensageiro) a história dos honoráveis hóspedes de Abraão? Quando se apresentaram a ele e disseram: Paz! respondeu-lhes: Paz! (e pensou): é gente desconhecida. E voltou rapidamente para os seus, e trouxe (na volta) um bezerro cevado. Que lhes ofereceu... Disse (ante a hesitação deles): Não comeis? Então sentiu medo deles. Disseram-lhe: Não temas! E anunciaram-lhe (o nascimento de) uma criança, que seria sábia." (51:24-28).

Não se cansam, são fortes, têm cérebro, têm conhecimento, têm audição e visão, falam, têm mãos e pés, têm capacidade de subir e descer, de ir e vir e morrem como nós humanos; quando for soada a trombeta, todos os seres morrerão e o último a morrer será o anjo da morte. Todos os anjos possuem asas, variando o número. Alguns possuem 2, outros 3 e assim por diante. O anjo Gabriel, por exemplo, possuí 600 asas e cada asa pode cobrir o horizonte.

"Louvado seja Deus, Criador dos céus e da terra , Que fez dos anjos mensageiros, dotados de dois, três ou quatro pares de asas; aumenta a criação conforme Lhe apraz, porque Deus é Onipotente." (35:1)

Os anjos também podem assumir outras formas que não sejam as suas formas originais. Como, por exemplo, a forma humana.

"E menciona Maria, no livro, a qual se separou de sua família, indo a um local que dava para o leste. E colocou uma cortina para ocultar-se dela (da família), e lhe enviamos o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito. Disse-lhe ela: Guardo-me de ti no Clemente, se é que temes a Deus. Explicou-lhe: Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado." (19:16-19)

O ser humano só consegue ver o anjo se ele estiver na forma humana. Caso esteja na sua forma original, nós não os vemos, a não ser os profetas, que conseguem vê-los. Nem todo mundo, a quem lhe foi enviado um anjo, ou o viu, é um profeta ou mensageiro de Deus. Podemos citar como exemplo, a aparição do anjo Gabriel à virgem Maria, assim como para Agar, mãe do profeta Ismael (Que a paz esteja com todos eles) e como para os companheiros do profeta Muhammad (S.A.W.S), que viram o anjo Gabriel na forma de um beduíno, descrito no hadis conhecido.

Os nossos parâmetros diferem dos parâmetros dos anjos, nós não podemos, por exemplo, querer analisar a velocidade deles de acordo com os nossos parâmetros, pois sabemos que eles possuem uma velocidade fantástica, muito maior que a velocidade da luz, que para nós é a maior conhecida até agora. Isto pode ser exemplificado. Quando vinha alguém perguntar algo ao profeta, mal terminava a pergunta, e já vinha o anjo Gabriel com a resposta de Deus.

Os anjos possuem diferentes atribuições, tais como encarregados pelas montanhas, pelas nuvens, pelas chuvas, pelo trovão, pelo feto no útero da mãe (quando o ser humano completa 4 meses dentro do ventre da sua mãe, Deus manda um anjo, que escreve sua datação, seu destino e suas obras), pela revelação, pela morte (é encarregado de retirar a alma da pessoa na hora da morte), pelo túmulo (são os anjos encarregados de interrogar os mortos quando postos no túmulo. Neste caso, vêm dois anjos até ele e lhe perguntam acerca das três perguntas do túmulo que são 1- Quem é o seu Senhor?, 2- Qual é a sua religião? E 3- Quem é o seu mensageiro?), pela trombeta, pelo Trono, pelo Paraíso e pelo inferno, pela proteção do indivíduo e dos seus atos, e etc.

Os anjos vivem no céu.

"Porém, se se ensoberbecerem, saibam que aqueles que estão na presença do teu Senhor, glorificam-No noite e dia, sem contudo se enfadarem." (41:38)

E aumentam as suas descidas para a terra em momentos especiais, como a noite do decreto.

"A noite do decreto é melhor que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens." (97:3-4)

E entre os anjos temos aqueles que ocupam uma posição maior ante Deus do que outros. E os melhores são aqueles que participaram da batalha de Badr. O seu número exato de anjos só quem sabe é Deus, que os criou.

"E não designamos guardiães do fogo, senão os anjos, e não fixamos o seu número, senão como prova para os incrédulos, para que os adeptos do Livro se convençam; para que os fiéis aumentem em sua fé e para que os adeptos do Livro, assim como os fiéis, não duvidem; e para que os que abrigam a morbidez em seus corações, bem como os incrédulos, digam: Que quer dizer Deus com esta prova? Assim Deus extravia quem quer e encaminha quem Lhe apraz e ninguém, senão Ele, conhece os exércitos do teu Senhor. Isto não é mais do que uma mensagem para a humanidade." (74:31)

Temos um dito do profeta (S.A.W.S), relatado nos dois Sahis, que diz: "Na casa habitada oram, a cada dia, setenta mil anjos, se de lá saírem não retornarão."

Nós temos dois anjos que anotam tudo que falamos e fazemos. O anjo da direita anota as boas ações e o da esquerda anota as más ações, sendo que quando cometemos uma má ação o anjo da esquerda não a anota de imediato, ele espera um tempo para ver se a pessoa se arrepende e pede perdão a Deus pelo que fez. Caso isto ocorra ele não registra. Caso contrário, ele anota a falta. Os anjos também anotam as ações do coração.

Dentre suas características está o fato de gostarem do que Deus gosta, e odiarem o que Deus odeia. Envergonham-se de certos crentes; incomodam-se com aquilo que os seres humanos se incomodam, como o mal cheiro e a sujeira, por exemplo; pedem e oram pelos crentes que assistem às reuniões de recordação de Deus, pedem paz e graça para o profeta, ocupam a primeira fila da oração, para aquele que permanece em oração até a alvorada, para aquele que ensina as pessoas o bem, para aqueles que comparecem à mesquita para oração, para aqueles que fecham os espaços nas fileiras da oração, para aqueles que fazem o suhur, para aqueles que visitam os doentes, dentre outras. A sua oração consiste em: " Senhor, perdoa-os e tem misericórdia deles", de acordo com a tradição narrada por Ahmad. Que influência tem as orações e pedidos dos anjos para nós? É a de encaminhar-nos para luz e nos tirar, ou nos afastar das trevas.

"Ele é quem vos abençoa, assim como (fazem) Seus anjos, para tirar-vos das trevas e levar-vos para a luz; sabei que Ele é Misericordiosíssimo para com os fiéis." (33:43)

Os anjos anotam aqueles que comparecem à oração de sexta feira, fica cada anjo em uma porta anotando um a um os que entram e terminam de anotar no momento em que o Imam se senta para ouvirem o sermão. Os anjos combatem com os crentes no campo de batalha, como aconteceu na batalha de Badr e na batalha das trincheiras. Os anjos não entram na casa daqueles que tem cachorro e estátuas. Os anjos amaldiçoam aqueles que xingam os companheiros do profeta(S . A . S).

Há no Alcorão e na Sunna a citação de alguns nomes de anjos. Dentre eles, citamos: Gabriel (Gibril)- anjo responsável pelas revelações, Miguel (Mikail)- anjo que executa as ordens de Deus sobre o universo, Malik - o anjo responsável pelo inferno, Harut e Marut, Munkir e Nakir - . E há narrações inconsistentes que citam ainda: Rafael (Israfil)- O anjo que toca a trombeta no dia do Juízo Final, Riduan- responsável pelo paraíso, Ezrael (Israil)- anjo da morte.

Nós devemos gostar de todos os anjos sem distinção pois todos executam todas as ordens de Deus e não cometem nenhuma falta. Não devemos fazer como fizeram uma parte dos judeus, no tempo do profeta Muhammad (S.A.W.S), que diziam gostar de um determinado anjo e não de outro, eles gostavam do anjo Miguel e não do anjo Gabriel. Porque Miguel era denominado em seus livros "o grande príncipe, que veio em defesa dos filhos do teu povo"(Daniel 12:1) A visão de Gabriel inspirava temor (Daniel 8:16-17), e estes judeus ridicularizavam a crença muçulmana de que o anjo Gabriel trouxera as revelações ao Profeta Muhammad (S.A.W.S).

"Dize-lhes: Quem for inimigo de Gabriel saiba que ele, com o beneplácito de Deus, impregnou-te (o Alcorão) no coração, para corroborar o que foi revelado antes; é orientação e alvíssaras de boas novas para os fiéis. Quem for inimigo de Deus, dos Seus anjos, do Seus mensageiros, de Gabriel e Miguel, saiba que Deus é adversário dos incrédulos." (2:97-98)

Os frutos da crença nos anjos:

a)- A ciência do poder de Deus, Altíssimo, Sua força e autoridade, pois o poder da criatura provém do poder do Criador.

b)- O agradecimento a Deus pelo cuidado que Ele tem pelos filhos de Adão, uma vez, que designou anjos para protegê-los, anotar as suas obras e outras coisas mais para o nosso benefício.

A crença nos Gênios (Al Jinn):

A palavra árabe jinn significa aquilo que se esconde ou está oculto. Não sabemos muito sobre eles, a não ser o que Deus nos relatou a seu respeito. São criaturas criadas por Deus do fogo.

"E criou os gênios do fogo vivo." (55:15)

E que foram criadas antes do homem.

"Criamos o homem de argila, de barro modelável. Antes dele, havíamos criado os gênios de fogo puríssimo." (15:26-27)

Como os seres humanos, eles possuem o livre arbítrio.

"E, entre nós, há submissos, como também há os desencaminhados. Quanto àqueles que se submetem (a vontade de Deus), buscam a verdadeira conduta. Quanto aos desencaminhados, esses serão combustíveis do inferno." (72:14-15)

E dentre os gênios, há os que são muçulmanos, cristãos, judeus, budistas e etc.

"E, entre nós (os gênios), há virtuosos e há também os que não o são, porque seguimos diferentes caminhos." (72:11

E comem e bebem (não devemos utilizar ossos, nem restos de animais para a nossa higienização, por serem alimentos dos gênios), eles tem a capacidade de nos ver, porém nós não o vemos quando eles estão em seu estado natural, eles têm a capacidade de aparecer em diversas formas, como ser humano, animal e etc. A prova disso é o Hadis conhecido, que foi relatado por Abu Huraira quando guardava as tâmaras da casa da moeda. A criatura mais mentirosa de todas as criaturas são os gênios. Demônio é o nome dado a todo gênio descrente e que se rebela contra Deus. Lúcifer, que é o pai dos demônios, era um gênio, como nos relata o Alcorão:

"E (lembra-te) de quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Prostraram-se todos, menos Lúcifer, que era um dos gênios, e que se rebelou contra a ordem do seu Senhor..." (18:50)

Os demônios têm prole e todos são descendentes de Lúcifer.

"Tomá-lo-eis, pois, juntamente com a sua prole, por protetores, em vez de Mim, apesar de serem vossos inimigos? Que péssima troca a dos iníquos!" (18:50)

Os gênios vivem no planeta terra, num mundo paralelo ao nosso.

"Ó assembléia de gênios e humanos, acaso não se vos apresentaram mensageiros, dentre vós, que vos ditaram Meus versículos e vos admoestaram com o comparecimento neste vosso dia? Dirão: Testemunhamos contra nós mesmos! A vida terrena os iludiu, e confessarão que tinham sidos incrédulos." (6:130)

O profeta Salomão, que tinha autoridade sobre os gênios, foi a única pessoa a quem Deus concedeu este privilégio, o de ter domínio sobre eles.

"E também (lhe submetemos a Salomão) alguns demônios que, no mar, submergiam e extraíam tesouros para ele, além de outros mistéres que lhe ordenasse, sendo Nós seu custódio." (21:82)

Os gênios não conhecem o incognoscível. A prova disso é que eles continuaram trabalhando para Salomão, depois da sua morte.

"E quando dispusemos sobre sua morte (de Salomão), só se aperceberam dela em virtude dos cupins que lhe roíam o cajado; e quando tombou, os gênios souberam que, se estivessem de posse do incognoscível, não permaneceriam no afrontoso castigo." (34:14)

Os gênios, como os seres humanos, receberam as mensagens através dos profetas.

"Ó assembléia de gênios e humanos, acaso não se vos apresentaram mensageiros, dentre vós, que vos ditaram Meus versículos e vos admoestaram com o comparecimento neste vosso dia? Dirão: Testemunhamos contra nós mesmos! A vida terrena os iludiu, e confessarão que tinham sido incrédulos." (6:130)

"Recorda-te de quando te enviamos um grupo de gênios, para escutar o Alcorão. E quando assistiam à recitação disseram: Escutai em silêncio! E quando terminaste a recitação, volveram ao seu povo, para admoestá-lo. Disseram: Ó povo nosso, em verdade escutamos a leitura de um Livro, que foi revelado depois do de Moisés, corroborante dos anteriores, que conduz o homem à verdade e ao caminho reto. Ó povo nosso, obedecei ao predicador de Deus e crede nele, pois (Deus) vos absolverá as faltas e vos livrará de um doloroso castigo. Quanto àqueles que não atenderem ao predicador de Deus, saibam que na terra, não poderão frustar (os desígnios de Deus), nem encontrarão protetores, em vez Dele. Estes estão em um evidente erro." (46:29-32)

A casa em que se lê a Surata da Vaca o diabo não entra nela durante três dias. As palavras de Deus queimam os gênios. Quem se relaciona com os gênios se torna descrente, eles não ensinam nada, nem colaboram com a pessoa antes que a mesma se torne descrente. Logo, é proibido para o muçulmano o contato com eles. Quando as pessoas procuram videntes ou curandeiros para se curar, Deus os abandona e os entrega a eles e os mesmos irão lhe tirar dinheiro e demorar na sua cura. Os gênios podem incorporar nos seres humanos e o tirarem da sua razão, da normalidade, e isto acontece com as pessoas por vários motivos, dentre eles a determinação de Deus, como o esquecimento da relembrança de Deus. Os gênios fazem acordo entre si. Por exemplo, caso haja alguém incorporado por um gênio a pessoa que vai tentar tirá-lo, também faz contato com os gênios. Este gênio, que é o seu contato, tenta negociar com o outro, para que o mesmo desocupe aquele corpo, havendo, assim, uma troca de interesses ou favores.

Antes de se matar um animal, o muçulmano deve dizer bissmi-Leh, para, no caso em que este seja um gênio, não faça o mal se Deus quiser. O profeta Muhammad (S.A.W.S) disse "que o cachorro preto é o diabo."

Os gênios também podem seqüestrar os seres humanos, como consta de uma história da época do Califa Omar (R. A .A). As casas mal assombradas são habitadas por gênios. E para nos protegermos deles, temos que ler os "duás" que o profeta nos ensinou. Caso contrário, eles podem nos possuir, ou até nos matar. Citarei abaixo alguns "duás" de proteção:

1- Prece ao entrar em casa: Bissmi-leh. Disse o profeta (s. a .s):"Quando uma pessoa adentra a sua casa e diz Bissmi-leh, e também diz antes de comer, o demônio diz aos seus companheiros que não há morada e nem comida para vocês e caso não diga, o demônio diz: vocês conseguiram uma morada" (relatado por Muslim) e disse também: "Três tipos de pessoas se encontram protegidas, e mencionou entre elas uma pessoa que entrou em casa dizendo Assalamu alaikum" (relatado por Abu Daúd).

2- Prece ao sair de casa: "Bissmillah Tauakaltu Ala Allah, La Haula Ua La Kuata Illa Billah." (Em nome de Deus, me entrego a Deus, e não há força e nem poder a não ser em Deus). (relatado pelo Tirmizi). "Allahumma Inni Auzu Bika An Adilla au Udalla Au Azilla Au Uzalla Au Azlima Au Uzlam Au Ajahl Au Ujhal Alaia." (Ó Senhor meu, me amparo em Ti para que eu não desvie e nem seja desviado, para que eu não humilhe e nem seja humilhado, para que eu não cometa injustiça e nem seja injustiçado e para que eu não cometa nenhum ato da época da Jahilia e não venha a sofrer nenhuma ação da época da jahilia). (relatado por Abu Daúd).

3- Prece antes da refeição: "Bissmillah" (Em nome de Deus). E caso me esqueça de dizê-lo antes da refeição e me lembre durante ou no final dela, eu devo dizer: "Bissmillah Aualihi Ua Ahirihi" ( Em nome de Deus do ínicio ao fim). (relatado por Tirmizi).

4- Prece após a refeição: "Alhamdu Lillahi Alazi Ataamani Haza Taam Ua razakníhi Min Ghairi Haulin Mini Ua La kua" ( Louvado seja Deus que me deu esse alimento e que me agraciou sem qualquer força ou poder de minha parte). (relatado por Abu Daúd).

5- Prece antes de entrar no banheiro: "Bissmillah Alláhuma Inni Auzu Bika Minal Khubthi Ual Khabáith" (Em nome de Deus, Ó Senhor meu me amparo em Ti contra os gênios e as gênias). (relatado por Al Bukhari e por Muslim). E disse o profeta (s. a . s): [b]"a barreira entre os olhos dos gênios e as partes íntimas dos filhos de Adão, quando entram no banheiro, é dizer Bissmillah." (relatado por Tabarani).

6- Prece ao sair do banheiro: [b]"Ghufrának" (O Seu perdão) (relatado por Tirmizi).

A crença nos gênios não é parte integrante dos pilares da fé, como o é a crença nos anjos. O Alcorão fala sobre eles, como fala dos seres humanos por exemplo. No entanto a crença na sua existência se dá pela crença do que veio relatado no Alcorão ao seu respeito como sendo verdadeiro, como sendo a palavra de Deus.

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (497 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)