Associação Internacional Islâmica no Brasil 
Criar um Site Grátis Fantástico
EM DIREÇÃO DA QIBLAH (MAKKA)
EM DIREÇÃO DA QIBLAH (MAKKA)

imagem

O Islam é a religião da unicidade divina. O Senhor, Bendito e Exaltado seja, é Uno. O Profeta é um só. O Livro é único e a direção para a oração também é uma só.

Os muçulmanos de todos os cantos da terra se voltam, com seu coração e com seus olhos para a sagrada Caaba, símbolo da sua unidade e fonte da resplandecente luz islâmica.

Assim sendo, o fiel deve voltar-se, durante a oração, em direção a Qiblah, que está localizada na Caaba, em Makka, conforme o que disse Deus, o Altíssimo: ”

“ Aonde quer que vás, orienta teu rosto para a Sagrada Mesquita. Onde quer que estejais, voltai vossos rostos em sua direção”. (2ª Surata, vers. 150)

Quem vê a Caaba, volta-se para ela, e quem não a pode ver, volta-se em sua direção, pois isso é só o que pode fazer e Deus não exige de ninguém nada que esteja além de sua capacidade.

Nossos virtuosos antepassados determinaram a quiblah para cada nação. Para fazê-lo, construíram os mirantes das mesquitas direcionados para ela.
 

O que Fazer quando não se Pode Determinar a Direção da Quiblah


Aquele que não puder determinar a direção para a sua oração por motivo de, por exemplo, nuvens ou escuridão, deve pedir a uma pessoa conhecedora que a oriente. Se não encontrar a quem pedir tal orientação, nada mais lhe resta a fazer senão um esforço de dedução para encontrá-la por si só, orientando-se, então, na direção que lhe parecer ser mais acertada. Sua oração é assim, perfeitamente valida e, uma vez realizada, mesmo que ele venha, depois a descobrir que fez na direção errada, não precisa voltar a fazê-la. Se, no decurso da oração, se apercebe do seu erro, deve mudar de posição e voltar-se para a direção correta, sem interromper a oração.

Se durante a oração alguém o vê e lhe diz que se volte em terminado sentido, deve fazê-lo, sem no entanto, interromper a prece, que será valida, apesar desse movimento, conforme o que foi narrado por Ibn Omar. Ele disse o seguinte:

 “Enquanto o povo fazia a Oração da Alvorada, na mesquita de Cuba, alguém veio e lhe disser:” Foram reveladas ao Profeta, estas noites, versículos, ordenados-lhe voltar-se (em suas orações) para a Caaba. Fazei, pois, o mesmo.”As pessoas estavam voltadas frente a Caaba”.

Se levar muito tempo sem conhecer a verdadeira direção da Caaba, voltar-se procurar, antes de cada oração, determiná-la e, em seguida, voltar-se para ela, sem, no entanto, temer de voltar a repetir as orações anteriores.

Quando se Está Isento da obrigação de se Orientar no Sentido da Caaba?


A orientação no sentido da Caaba é um preceito obrigatório, a não ser um dos seguidos casos:

1 - No caso da pessoa ter medo, estar coagida ou doente. Esta pode rezar em outra direção, se, ainda que tenha, não puder orientar-se. A religião é, de fato, tolerante, e o Profeta disse:

“Quando lhes ordeno algo, fazem o melhor que podem”.

Deus, exaltado seja, também disse:

 “Se temeis alguma coisa, orai, seja de pé ou cavalgando”. (2ª Surata, vers. 239)

Ibn Omar acrescentou:

 “Estejas com o rosto voltado para a Caaba ou não”.

2 - No caso da oração voluntária, para aquele que está sobre a sua montaria. Ela pode ser realizada fazendo-se apenas o gesto de inclinar-se ou de prostrar-se. Do mesmo modo, aquele que estiver num navio, avião ou trem, e que tiver começado a oração voltada para a Caaba, deve permanecer na sua posição original, mesmo que o veículo mude de posição.

Os imames Ahmad, At-Tirmizi e Muslim relataram, aliás, que o Profeta orava em cima da sua montaria quando viajava de volta para Makka ou para Madina, fosse qual fosse a direção em que esta estivesse.

Por outro lado, foi revelado um versículo a este propósito:

 “Aonde quer que vos dirijais, notareis a presença de Deus”. (2ª Surata, vers. 115)

Trata-se, bem entendido, das orações voluntárias, e não das obrigatórias.

Encontre o horário da Reza e a Direção de Qiblah da sua Cidade

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (499 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)