Associação Internacional Islâmica no Brasil 
Criar uma Loja Virtual Grátis
AS BOAS AÇÕES
AS BOAS AÇÕES

imagem

O conceito de "boas ações" é freqüentemente citado no Alcorão e representa todas as espécies de atos e comportamentos que estão de acordo com a religião e com a vontade de Deus

A salvação do homem não é alcançada só por intermédio da fé mas, também, pelas boas ações, que são sinais de Fé. Dizer simplesmente "Eu creio" não é suficiente para se conseguir a salvação. Com relação a isso, assim diz o Alcorão:

"Porventura, pensam os homens que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos!, sem serem postos à prova? Havíamos provado seus antecessores, a fim de que Deus distinguisse os leais dos impostores. "(Alcorão 29:2-3)

Este teste se dá através das boas ações, porque são as ações que indicam a perseverança, a firmeza, a determinação, a lealdade, isto é, a força da fé.

São diversas as espécies de ações a que o Alcorão se refere. Divulgar a religião às pessoas, esforçar-se pela prosperidade e benefício dos muçulmanos, tentar a melhor compreensão do Alcorão, resolver qualquer tipo de problema, seja pessoal ou social, dos muçulmanos, manter as mesquitas de Deus, tudo isso são boas ações importantes. As adorações islâmicas como a oração, o jejum, gastar pela causa de Deus, a peregrinação são todas ações importantes.

"A virtude não consiste só em que orienteis vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos Profetas; de quem distribui seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a Deus)." (Alcorão 2:177)

No entanto, existe um ponto importante a ser observado: o que tornam as boas ações válidas não são o resultado propriamente e sim a intenção por trás delas, que é sempre no sentido de se agradar a Deus. Nesse sentido, o conceito de "boas ações" é diferente do de caridade, conforme entendido pelos incrédulos. As boas ações são sempre pela causa de Deus, ao passo que as atitudes caritativas visam à cooperação social e aos elogios mundanos.

IMOs versículos abaixo demonstram por que os crentes estão tão distantes do conceito de "filantropia".

"Porque cumprem os seus votos e temem o dia em que o mal estará espalhado, e porque, por a Ele, alimentam o necessitado, o órfão e o cativo. (Dizendo): Certamente vos alimentamos por amor a Deus; não vos exigimos recompensa, nem gratidão. Em verdade, tememos, da parte do nosso Senhor, o dia da afiliação calamitosa." (Alcorão 76:7-10)

Se as "boas ações" não são empreendidas pela causa de Deus, então elas não são boas ações. Por conseguinte, isto quer dizer que essas pessoas buscam a vontade dos outros, o que é paganismo, conforme informado pelo Alcorão, e um grande pecado.

"Ai, pois, dos praticantes das orações, que são negligentes em suas orações, que as fazem por ostentação." (Alcorão 107:4-6)

Da mesma forma, se uma pessoa gasta do seu pela causa de outros e não pela de Deus, isto não tem valor. No Alcorão está dito assim:

"Ó fiéis, não desmereçais as vossas caridades com exprobação ou agravo, como aquele que gasta os seus bens, por ostentação, diante das pessoas e não crê em Deus, nem no Dia do Juízo Final. O seu exemplo é semelhante ao de uma rocha coberta por terra que, ao ser atingida por um aguaceiro, fica a descoberto. Em nada se beneficiará,de tudo quanto fizer, porque Deus não ilumina os incrédulos. Por outra, exemplo de que gasta os seus bens espontaneamente, aspirando à complacência de Deus para fortalecer a sua alma,é como um pomar em uma colina que, ao cair a chuva, tem os seus frutos duplicados; quando a chuva não o atinge, basta-lhe o orvalho. E Deus bem vê tudo quanto fazeis." (Alcorão 2:264-265)

"(Tampouco Deus aprecia) os que distribuem ostensivamente os seus bens e não crêem em Deus, nem no Dia do Juízo Final, além de terem Satanás por companheiro.Que péssimo companheiro! Que teriam eles a temer, se cressem em Deus e no Dia do Juízo Final, e fizessem caridade, com aquilo com que Deus os agraciou, uma vez que Deus bem os conhece?" (Alcorão 4:38-39)

Há, também, um exemplo de caridade, ou seja, os atos que na verdade não são intencionados a Deus, e que são mencionados no Alcorão: é o caso dos homens que mantêm a Caaba e ajudam os peregrinos, e que são tratados como iníquos:

"Considerais, acaso, os que fornecem água aos peregrinos e os guardiãs da Sagrada Mesquita iguais aos que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, e lutam pela causa de Deus? Aqueles jamais se equipararão a estes, ante Deus. Sabei que Deus não ilumina os iníquos." (Alcorão 9-19)

As boas ações são única e exclusivamente para agradar a Deus. Mesmo que o resultado pretendido não seja alcançado, continua sendo uma boa ação, porque sua intenção é justa. Por exemplo, a pessoa pode esforçar-se ao máximo para fazer alguma coisa que agrade a Deus. Não importa qual seja o resultado, pois ele sempre será merecedor da Vontade de Deus.Todo muçulmano deve saber que há uma grande sabedoria quando alguma coisa não se concretiza da forma como ele esperava. Conforme citado no Alcorão, Deus sabe bem se o resultado pretendido é bom ou não:

"É possível que repudieis algo que seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial; todavia, Deus sabe e vós ignorais." (Alcorão 2:216)

Conforme o grande comandante muçulmano, Salahudin Ayoubi, disse, "somos responsáveis pela expedição e não pela vitória", toda a tarefa deve ter a intenção de agradar a Deus, mas o seu resultado pertence a Deus, somente. Ele está acima de tudo e o homem é o pobre que precisa d'Ele. Sim, Deus está acima de tudo, não necessita do que quer que seja e é isento de qualquer defeito. Deus não necessita das boas ações e das orações dos crentes.

"Ó humanos, sois vós que necessitais de Deus, porque Deus é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo. Se quisesse, poderia fazer-vos desaparecer e apresentaria uma nova criação, porque isso não é difícil a Deus." (Alcorão 35:15 -17)

Deus faz tudo o que Ele quer. Ele não precisa do empenho dos fiéis para melhorar a Sua religião. Conforme citado na Surata Ar-Rad 31: Não reparam os fiéis que se Deus quisesse, teria encaminhado todos os humanos?

Conseqüentemente, cumprir as decisões de Deus e praticar boas ações são, na verdade, para o benefício da própria pessoa e para garantir-lhe o Paraíso. Conforme citado no Alcorão, quanto àquele que lutar pela causa de Deus, o fará em benefício próprio; porém, sabei que Deus pode prescindir de toda a humanidade. (Alcorão 29:6)

Da mesma forma, a pessoa que faz as suas orações, ou o jejum, ou gasta pela causa de Deus, ou apóia o Islam, o faz em seu próprio benefício. É ele quem necessita dessas adorações.

"Nem suas carnes, nem seu sangue chegam até Deus; outrossim, alcança-O a vossa piedade. Assim vo-los sujeitou, para que O glorifiqueis, por haver-vos encaminhado. Anuncia, pois, a bem-aventurança aos benfeitores." (Alcorão 22:37)

Uma vez que a intenção é fundamental, o crente deve louvar a Deus e pedir Sua aprovação enquanto estiver praticando as boas ações. A oração de Abraão e Ismael é um bom exemplo para todos os crentes:

"E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós pois Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo. Ó Senhor nosso, permite que nos submetamos a Ti e que surja, da nossa descendência, uma nação submissa à Tua vontade. Ensina-nos os nossos ritos e absolve-nos, pois Tu és o Remissório, o Misericordiosíssimo." (Alcorão 2:127-128)

"Quando uma pessoa diz "Eu creio", esta é uma bela declaração, que o fortalecerá, juntamente com as boas ações, perante Deus: Até Ele ascendem as puras palavras e as nobres ações." (Alcorão 35:10)

O crente que tem fé em Deus e pratica boas ações por toda a sua vida, entrará nos jardins dos céus e alcançará a suprema conquista, conforme mencionado no versículo abaixo:

"Quanto aos fiéis que praticam o bem - jamais impomos a alguém uma carga superior às suas forças - saibam que serão os diletos do Paraíso, onde morarão eternamente. Extinguiremos todo o rancor de seus corações.A seus pés correrão os rios e dirão: Louvado seja Deus, que nos encaminhou até aqui; jamais teríamos podido encaminhar-nos, se Ele não nos tivesse encaminhado. Os mensageiros de nosso Senhor nos apresentaram a verdade. Então, ser-lhes-á dito: Eis o Paraíso que herdastes em recompensa pelo que fizestes." (Alcorão 7:42-43)

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (499 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)