Associação Internacional Islâmica no Brasil 
Criar um Site Grátis Fantástico
CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE MALÁIKA (ANJOS)
CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE MALÁIKA (ANJOS)

imagem

As criaturas de Deus não estão limitadas, a nós e ao mundo visível, há muitas outras criaturas invisíveis que não podem ser descobertas através de testes científicos ou experiências, como é o de anjos, e gênios, e não há nada do que estranhar nisso. A alma, por exemplo, é invisível, no entanto sentimos a sua existência, pois, quando ela está no corpo somos vivos e quando se separa a vida neste mundo acaba; e ninguém recusa a este fato. 

Faz parte importante do Imam, acreditar na existência dos Anjos, uma das criaturas celestiais invisíveis. Todos os livros divinos e os Profetas informaram os seus seguidores da existência dos Anjos. Estes são seres de natureza diferente a dos humanos.  

Enquanto ser Humano foi criado de barro, eles foram criados a partir da Nur (Luz) razão pela qual, os seres humanos exceto os Profetas não podem vê-los na sua natureza ou forma original. Porém, podem ser vistos se tomarem uma forma física; por isso, o nosso conhecimento quanto a sua natureza, atributos e qualidades é totalmente baseado naquilo que Deus e o seu Mensageiro disseram.  

Eles foram criados antes do ser humano, não têm inclinação para nenhuma maldade, desejo carnal, como: comer, beber, dormir, necessidades fisiológicas, etc...  

Estão constantemente engajados no cumprimento e execução das ordens de Deus, nunca o desobedecem; atuam absolutamente de acordo com as ordens de Deus, sem nada alterar, aumentar ou diminuir. Porém o ser humano tem duas faculdades; as de livremente poder praticar o bem e o mal. Assim como diz o Alcorão Sagrado: 

‘’Pela terra e por Quem a dilatou, Pela alma e por Quem à aperfeiçoou, e lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado, que será venturoso quem a purificar (a alma), e desventurado quem a corromper.’’ (Alcorão Sagrado 91: 6 ao 10)  

Os anjos com a permissão de Deus podem tomar qualquer forma, por exemplo, vieram na forma humana perante Maria quando ela deu à luz Issa Alaihi Salam (Jesus, que a Paz esteja sobre ele), e vieram também perante o Profeta Ibrahim Alaihi Salam (Abraão, que a Paz esteja sobre ele), de passagem, quando estavam a caminho de Sodoma e Gomorra para destruir o povo de Lut Alaihi Salam, (Lot, que a Paz esteja sobre ele)

Muitas vezes o anjo Gabriel aparecia perante o Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) na forma humana. Eles não são masculinos nem femininos, são inumeráveis. Só Deus conhece a sua quantidade.

‘’Ninguém conhece os exércitos do teu Senhor senão Ele.’’ (Alcorão Sagrado 74:31) 

Uns têm duas asas, outros três e outros ainda quatro pares de asas; como consta no Alcorão Sagrado: 

‘’Louvado seja Deus, Criador dos céus e da terra, Que fez dos anjos mensageiros, dotados de dois, três ou quatro pares de asas; aumenta a criação conforme Lhe apraz, porque Deus é Onipotente.’’ (Alcorão Sagrado 35:1) 

E por serem extremamente fortes são capazes de executar ações que exigem muita força e capacidade, os Anjos tem várias missões, alguns estão permanentemente na adoração, uns prostrados outros glorificando e louvando a Deus. 

Eles desempenham um papel importante na origem de certos acontecimentos que aparentemente, parecem-nos fenômenos puramente naturais, como o vento, a chuva e a morte, conforme consta no Alcorão Sagrado:

 ‘’Arranjadores (para a execução) das ordens (do seu Senhor)!’’ (Alcorão Sagrado 79:5)

 Entre os Anjos há quatro que se distinguem dos demais, pelo elevado grau que ocupam;

1º- Jibrail (Alaihi Salam) Anjo Gabriel, que trazia as leis de Deus (revelação Divina) aos seus Profetas, foi também enviado para aniquilar e castigar os desobedientes e inimigos de Deus, o título que lhe foi dado é o de Ruh Al Quddus (O Espírito Santificado). 

2º- Mikail (Alaihi Salam) o Anjo Miguel, foi incumbido para controlar as chuvas, prover comida e subsistência às criaturas de deus, sob suas ordens estão vários Anjos, uns no controle das nuvens, dos ventos, outros dos rios, lagos, canais, e todos eles atuam segundo as ordens de Deus. 

3º- Israfil (Alaihi Salam) Anjo Rafael, cuja missão será a de fazer soar a trombeta que causará a destruição do Universo e assinalará o evento do Juízo Final, e depois será incumbido de soar pela segunda vez a trombeta, quando todas as criaturas se levantaram de suas tumbas para o ajuste de contas perante Deus, por aquilo que fizeram de bem ou de mal aqui neste mundo. 

4º- Izrail (Alaihi Salam) o Anjo Rafael, também conhecido por Malakul Mauti, o anjo da morte, o seu trabalho é tirar a vida das criaturas há um tempo infalível, fixo e determinado por Deus. Rafael também tem muitos anjos a trabalharem sob sua supervisão, uns que tiram a alma dos bons e outros que tiram alma dos maus.  

Há um grupo de anjos Chamados Kiráman Kátibin, dai dois anjos acompanham constantemente, dia e noite, todo o indivíduo, cabendo a um registrar as suas boas ações e a outro as más, não lhes escapando absolutamente nada. 

‘’Eis que dois (anjos da guarda) são apontados para anotarem (suas obras), um sentado à sua direita e outro à esquerda. Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele seja presente uma sentinela pronta (para anotar).’’ (Alcorão Sagrado 50:17 e 18) 

Há ainda outros que pela ordem de Deus acompanham constantemente a pessoa para lhe protegerem das calamidades, eles cuidam das crianças dos fracos, dos velhos e outros, a quem Deus deseja proteger, assim como diz o Alcorão Sagrado. 

‘’Cada (de tais pessoas) tem (anjos) protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus. Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo. E quando Deus quer castigar um povo, ninguém pode impedi-Lo e não tem, em vez d’Ele, protetor algum.’’ (Alcorão Sagrado 13:11)

Só separam-se de nós quando despirmo-nos para fazer as necessidades naturais; e há também anjos para orarem pelos crentes, como diz o Alcorão Sagrado: 

‘’Os (anjos) que carregam o Trono de Deus, e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor; crêem n’Ele e imploram-Lhe o perdão para os fiéis, (dizendo): Ó Senhor nosso, Tu, Que envolves tudo com a tua misericórdia e a Tua ciência, perdoa os arrependidos que seguem Tua senda, e preserva-os do suplício da fogueira!’’ (Alcorão Sagrado 40:7)

Entre os anjos há os chamados Munkar e Nakir cuja missão é junto aos mortos, a quem individualmente fazem as três seguintes perguntas:

Quem é o teu Senhor?
 
Qual a tua religião?

   3. Quem é o Profeta enviado para vós? (Alusão ao Profeta Muhammad, que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele).

O trabalho de outros tantos é apenas o de percorrer a terra para participarem em locais tais como:

1º- Onde se está a fazer a recordação de Deus e a ser recitado o Alcorão Sagrado;

2º- Onde se está a falar, e a ensinar o Din.  

Também, desempenham um importante papel de ajuda aos crentes, lutando ao seu lado nas guerras.  

‘’Tivestes um exemplo nos dois gruposque se enfrentaram: um combatia pela causa de Deus e outro, incrédulo, via com os seus próprios olhos o (grupo) fiel, duas vezes mais numeroso do que na realidade o era; Deus reforça, com Seu socorro, quem Lhe apraz. Nisso há uma lição para os que têm olhos para ver.’’ (Alcorão Sagrado 3:13) 

Os anjos ocupados com missões aqui na terra trabalham num sistema de turnos, revezando-se na hora do Al-Assr e na de Al Fajr para a apresentação dos registros efetuados durante os respectivos períodos de trabalho. 

Além terra os Anjos também se distribuem em várias outras tarefas, encontrando-se uns ao serviço no Paraíso, outros no Inferno, e outros ainda a sustentar o trono de Deus, conforme consta no Alcorão Sagrado e no Hadith do Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele). 

Por terem sido criados a base da Luz, os Anjos são criaturas puras, sem pecados e extremamente velozes na sua locomoção, não obstante a sua constituição, as suas capacidades, as suas características específicas e o seu grande envolvimento nos fenômenos da natureza, a terra e fora dela, em tanto que espécie, o Anjo é inferior ao ser humano, o que esta simbolizado no fato de, após a criação Adam Alaihi Salam, (Adão que a Paz esteja sobre ele), os Anjos terem sido ordenados a prestarem reverência perante ele, como sinal de saudação e respeito, conforme relata o Alcorão Sagrado.

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (499 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)