Associação Internacional Islâmica no Brasil 
AL SUNNAH
AL SUNNAH

i

Al Sunnah

A palavra árabe Suna significa ‘caminho trilhado’, e logo, suna do profeta significa os caminhos trilhados pelo profeta S.A.W.S., ou aquilo que é normalmente conhecido comoTradições do Profeta. Terminologicamente, a palavra “Suna” significa também os feitos, dizeres e aprovações do Profeta Muhammad S.A.W.S. durante os seus 23 anos de profeta, e isto significa que tudo o que ele disse, fez ou aprovou durante o seu tempo como profeta e mensageiro de Deus é considerado uma suna, e os muçulmanos têm de seguir e praticar as suas tradições. Os registros validados (a "hadith") desse "caminho", constituem um exemplo moral para os muçulmanos.

Sunnah, deste modo, é a segunda fonte da lei islâmica após o sagrado Alcorão. O sagrado Alcorão para os muçulmanos é a palavra de Allah (Deus), e a Sunnah passa a ser os meios pelo que o profeta Muhammad S.A.W.S. aplicou e ensinou o Islam, para e com seus companheiros, sendo estas informações compiladas e armazenadas em muitos livros, os mais importantes sendo: Sahih Bukhari, Sahih Muslim, Sunan An-Nasai, Sunan Attirmidhi, Sunan Ibn Majah, e Sunan Abu Daud, que perfazem um corpo de lei islâmica e directivas divinas para muçulmanos em todo o mundo.

A Sunnah pode ser definida como o conjunto de ditos, atos, concordâncias e descrições físicas e morais do Mensageiro de Deus S.A.W.S.


A Obrigação de Se Obedecer ao Profeta Muhammad S.A.W.S.
O Alcorão nos mostrou a função do Mensageiro S.A.W.S. e a sua obrigação em relação à mensagem e nos mostrou, também, que tudo o que ele diz é fruto de revelação divina.


Diz Deus, o Altíssimo, Surata os Poetas versículos 192 à 195:
"Certamente, (este Alcorão) é uma revelação do Senhor dos mundos. Com ele desceu o Espírito Fiel, Para o teu coração, para que sejas um dos admoestadores, Em elucidativa língua árabe." 


E diz, ainda, Surata as Abelhas versículo 44: 
"E a ti revelamos a Mensagem, para que elucides os humanos a respeito do que foi revelado, para que meditem."


E diz também Deus, o Altíssimo, na Surata A Estrela versículos 3 e 4: 
"Nem fala pôr capricho. Isso não é senão a revelação que lhe foi revelada." 


E diz Deus o Altíssimo, na Surata A Família de Imram versículo 164:

"Deus agraciou os crentes, ao fazer surgir o mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a Sabedoria, embora antes estivessem em evidente erro."


Outros versículos são mais claros ainda, ao se referirem à obrigatoriedade de se obedecer ao Mensageiro (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).


Diz Deus, o Altíssimo, na Surata O Desterro versículo 7:
"Aceitai, pois, o que vos der o mensageiro, e abstende-vos de tudo quanto ele vos proíba." 


E diz Deus o Altíssimo, na Surata A Família de Imram versículo 132:
"Obedecei a Deus e ao Seu mensageiro, a fim de que sejais compadecidos." 


E diz Deus o Soberano, na Surata As Mulheres versículo 80:
"Quem obedecer ao mensageiro obedecerá a Deus." 


E diz Deus o Eterno, na Surata a Família de Imram versículo 31:
"Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as suas faltas."


O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), certa vez disse:
"Deixei com vocês duas coisas que, se vocês se apegarem a elas, jamais se desviarão: o Livro de Deus e a Sunnah do Seu mensageiro." 

 

 

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (498 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)