Associação Internacional Islâmica no Brasil 
Criar um Site Grátis Fantástico
CRENTE FIEL
CRENTE FIEL

imagem

Crente fiel é quem possui crenças autênticas e válidas, pratica boas ações o abstem-se dos pecado e se por acaso cometer algum pecado, imediatamente arrepende-se sinceramente, pedindo o perdão.  

Pois as boas ações têm uma forte ligação com o Iman (Fé) e são vitais para o seu desenvolvimento e perfeição. Elas são provas da existência de Iman e não tem lógica a pessoa dizer que tem Iman em Deus, entretanto não adora a Deus nem pratica boas ações que confirmam a sua fé em Deus.  

Na verdade esse que reconhece a existência e a unicidade de Deus o recusa se submeter às ordens de Deus não é considerado crente como foi o caso de Ibliss (Shaitan) (Lúcifer; Satã) que reconhecia a existência de um Único Deus, a acreditava inclusive no dia do julgamento e na vida após a morte, contudo quando recusou-se a prestar reverência perante Adam Alaihi Salam (Adão, que a Paz esteja sobre ele), segundo as ordens de Deus, foi declarado Káfir e condenado eternamente.  

Não lhe servindo de nada a sua simples crença em Deus e no dia do Juízo Final. Portanto o Imam deve ser acompanhado com boas ações e é por isso mesmo que os versículos do Alcorão Sagrado, relacionados ao Imam falam-nos simultaneamente da prática das boas ações. 

O que crê, pratica boas ações e abstem-se dos pecados, é crente fiel esse entrará no Jannat (Paraíso) onde permanecerá eternamente. Eis aqui alguns dos pecados grandes entre outros que devem ser evitados a todo o custo.

Assassinar, cometer adultério, acusar falsamente alguém, consumir a riqueza dos órfãos; consumir, trocar, fazer publicidade e vender intoxicantes, mesmo a não muçulmanos, comer, comprar ou vender carne de porco mesmo ao não muçulmano; praticar ou proporcionar jogos de azar, negócios de juros, reduzir a medida e o peso, feitiçaria, curandeirismo, bruxaria, desobedecer aos pais, dar testemunho falso ou esconder o testemunho, roubar, trair a confiança, não cumprir promessa, subornar, cortar relações familiares, criar intrigas, exibir a nudez.  

No Islam quem comete um pecado deve pedir o Taubah (perdão) sincero a Deus. A aceitação do Taubah depende de três condições: 

Reconhecer o pecado cometido;

Ficar com remorsos por ter cometido o pecado;

Ter firme intenção de não repetir o mesmo pecado.  

Se alguém se arrepender sinceramente, os seus pecados serão perdoados por Deus, porque Ele é indulgente, conforme o versículo do Alcorão Sagrado:

‘’A absolvição de Deus recai tão-somente sobre aqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se arrependem. A esses, Deus absolve, porque é Sapiente, Prudentíssimo.’’ (Alcorão Sagrado 4:17) 

Isto é nos pecados que não envolvem direitos de outras pessoas, pois se estiver em causa o direito do alguém então é necessário antes lhe pedir perdão se lhe tiver arrancado algo devolver-lhe, e só depois é que Deus vai perdoar.  

Deus aceita o arrependimento dos seus servos a qualquer momento exceto quando o servo estiver na agonia, quando o anjo dá morte já tiver chegado para lhe tirar a alma.  

Consta no Hadith do Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) que quando a pessoa comete um pecado forma-se uma mancha negra no seu coração. Se fizer arrepender-se a mancha desaparece. Mas se continuar a pecar sem pedir o perdão de Deus, as manchas vão acumulando-se. Eventualmente todo o coração fica coberto de manchas negras, altura em que nenhum bom conselho tem efeito nessa pessoa. (Mussnad Ahmad e At-Tirmizi.)

Free Translation Widget

Rating: 3.5/5 (499 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

 

i

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

I

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

i

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)